São Paulo – Um setor em franca expansão que atingiu um faturamento de 88 milhões de reais em 2011. O dado é da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que destaca um crescimento de 16,7% e espera mais 15% para este ano. De acordo com o levantamento da ABF, divulgado em março, o número de marcas cresceu 9,5% na comparação com 2010. Hoje, são 2031 empresas oferecendo franquias no mercado. A expectativa é que a quantidade de novas redes cresça 8% e sejam abertas 9% a mais de unidades. O setor deve gerar cerca de 75,5 mil empregos. Hoje, já opções de franquias que vão de 2,5 mil a vários milhões de reais. Clique nas fotos acima e veja as franquias cujo investimento é menor do que 200 mil reais.
A rede de cosméticos alcançou as 850 unidades em 2011. Os planos de expansão da marca preveem ultrapassar as mil lojas até o fim deste ano. Com foco nas classes emergentes, a Água de Cheiro atraiu celebridades como Deborah Secco, Amaury Jr, Sabrina Sato e Luan Santana para as propagandas da empresa – só no ano passado o investimento em marketing ultrapassou os 30 milhões de reais. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), uma unidade da rede de cosméticos pode faturar até 35 mil reais por mês. O investimento para adquirir uma franquia da Água de Cheiro varia de 80 mil a 145 mil reais.
Há 23 anos no mercado, a Cacau Show alcançou o posto de uma das maiores redes especializadas em chocolates no Brasil. O faturamento em 2011 ultrapassou 1,2 bilhão de reais. Hoje já são mais de 1,1 mil lojas em todo o país. A fórmula do sucesso utilizada pelo empresário Alexandre Costa é oferecer trufas, bombons e chocolate sempre com foco na classe C. Dados da ABF apontam um faturamento de 40 mil reais por loja da Cacau Show. Montar uma unidade da rede de chocolates exige um investimento entre 135 mil e 145 mil reais.
A Fisk está no mercado há mais de 50 anos e ficou famosa pelos cursos de idiomas. Em 2009, a rede incorporou aulas de português e também de informática. São quase 900 escolas no Brasil e mais de 100 no exterior. Criada em 1992, a Fundação Fisk é uma holding que administra, além da Fisk, a PBF, a agência Larry Propaganda e a Support Editora e Papelaria. Só a Fisk atendeu 15 milhões de alunos desde sua fundação. A Associação Brasileira de Franchising afirma que o investimento na franquia varia de 60 mil a 156 mil reais. O tempo de retorno calculado pela rede fica entre 18 e 24 meses.
A rede especializada em venda e assistência técnica de equipamentos portáteis para informática possui 41 unidades espalhadas pelo país, com expectativas de ultrapassar as 50 até o fim deste ano. O custo para a instalação de uma unidade varia de 65 mil a 155 mil reais, segundo a ABF. O faturamento médio mensal fica entre 30 mil e 80 mil reais. De acordo com a Casa do Notebook, 40% da receita vem da prestação de serviço e o restante, da venda de produtos. O franqueado recebe suporte técnico, treinamento para atendentes e cursos de técnico em notebooks. Além disso, exige-se um espaço mínimo de 35 metros quadrados e três funcionários logo no início do negócio.
A empresa oferece uma técnica diferenciada de depilação com luz pulsada no sistema de delivery. Segundo informações da ABF, quem deseja adquirir uma franquia da Light Depil vai investir apenas 6 mil reais. O sistema a um preço único de 49 reais por área depilada pode gerar um faturamento mensal na casa dos 10 mil reais. Já são 10 franquias da marca. A Light Depil promete uma depilação mais eficaz do que os métodos convencionais, com resultados perceptíveis já na segunda sessão, e sem dor.
A Sunbelt Business Brokers é uma rede especializada na intermediação de compra e venda de empresas, com mais de 250 unidades em 30 países. No Brasil, são 7 filiais da marca. A intenção é chegar ao fim de 2012 com mais de 10 unidades franqueadas. O faturamento pode variar entre 15 mil e 100 mil reais. A taxa de franquia custa 35 mil reais, mas o investimento total, segundo a ABF fica entre 80 mil e 160 mil reais. O prazo de retorno do investimento varia de 18 a 24 meses.
Empresas como Netflix, Airbnb e Natura são conhecidas por estudarem o público e desenvolverem ações efetivas com foco no cliente. Entenda como o design thinking funciona na prática