Na vida de todo empreendedor, a troca de experiências é fundamental. Além de expandir sua visão de mercado, esse intercâmbio de boas ideias permite enxergar os seus próprios desafios por uma nova perspectiva.
É por isso que palestras, debates e entrevistas que incentivem a diversidade de pensamentos merecem atenção. Se você acredita que uma palestra pode provocar insights valiosos e grandes reflexões, imagine uma semana inteira com 50 palestras sobre empreendedorismo ?
Essa é a proposta do Brasil Empreendedorismo 2015, evento idealizado pela Acelera Startups que oferece em apenas uma semana dezenas de palestras gratuitas online com temas que vão de gestão e vendas a planejamento e inovação. Considerado o maior evento online de empreendedorismo do país, o #BEM2015 acontecerá entre os dias 6 e 12 de abril, transmitido via streaming no site do evento.
Inspirado no tema “Novas atitudes. Melhores resultados“, reúne palestrantes de peso como Renato Santos, do Empretec, um dos maiores programas de formação de empreendedores do mundo, e Marcelo Sales, empreendedor Endeavor e fundador da aceleradora de startups 21212.
A partir da experiência de quem está fazendo diferente, podem surgir novas soluções para os desafios diários da sua empresa. Como afirma Fabrício Santos, um dos idealizadores do projeto, “O empreendedorismo é a salvação do Brasil. Quanto mais pessoas estiverem gerando negócios, emprego e renda, mais a sociedade se desenvolve”.
Conheça a programação completa no site do evento e inscreva-se gratuitamente.
- 1. Empreenda!
1 /12(Thinkstock)
São Paulo – Largar o emprego e abrir a própria empresa não é fácil. Requer muita dedicação, planejamento e custos. Pensando nas pessoas interessadas em ter o seu micro ou pequeno negócio, o
Sebrae elaborou uma série com dez dicas que estão disponíveis no canal da
instituição no Youtube. Veja a seguir algumas dicas para quem deseja empreender e começar bem.
2. 1. Tenha atitude 2 /12
Um empreendedor não pode ficar parado e esperar as oportunidades aparecerem. Ter iniciativa, persistência e comprometimento são algumas habilidades para quem quer ter um negócio de sucesso. Além de determinação e otimismo para encarar os obstáculos do caminho.
3. 2. Desenvolva a ideia de negócio 3 /12
Interessados em abrir a própria empresa precisam desenvolver bem a ideia de negócio antes de investir capital. Definir bem quais são os custos para abrir o negócio, calcular o montante de capital de giro necessário e buscar um ponto comercial adequado são alguns passos importantes.
4. 3. Defina o modelo de negócios 4 /12
Os detalhes de um modelo de negócio podem ajudar o empreendedor a visualizar como será o seu empreendimento. Qual a necessidade do seu cliente? Para quem é seu negócio? Como será definido o preço do produto ou serviço? São alguns exemplos de perguntas que o empresário precisa responder.
5. 4. Calcule as despesas da empresa 5 /12
O que o seu negócio precisa para começar? Faça uma lista dos investimentos necessários como reformas, mão de obra, matéria prima, entre outros. E não se esqueça de outros gastos como aluguel, água e energia elétrica.
6. 5. Foque no bom atendimento 6 /12
Ter um bom atendimento é essencial para conquistar clientes e chamar a atenção de outros por meio da propaganda boca a boca. Empreendedores iniciantes não devem investir em expressões negativas, contar mentiras e ignorar reclamações de clientes.
7. 6. Invista no planejamento 7 /12
O equilíbrio entre as demandas e os recursos que o empreendedor tem é essencial para que o empreendimento tenha um começo bom. Definir metas e estabelecer as estratégias são atitudes necessárias para um planejamento alinhado.
8. 7. Faça o plano de negócios 8 /12
Definir bem o mercado que você deseja atuar é o primeiro passo para quem quer ter o próprio negócio. Estudar os concorrentes, conhecer os clientes e pesquisar sobre os fornecedores são outros passos necessários.
9. 8. Pesquise sobre o mercado 9 /12
Consumir o produto ou serviço não significa que o empreendedor conhece bem o mercado. Por isso, para que o empreendimento seja um sucesso é preciso conhecer bem o mercado que você deseja atuar. O mercado pode fornecer informações valiosas para que os riscos sejam minimizados.
10. 9. Busque um financiamento 10 /12
Muitas vezes, os empreendedores não tem o capital suficiente para o negócio começar. Recursos para a compra de um imóvel ou um veículo podem vir de um financiamento. Informações sobre o negócio e os sócios são dados básicos para que o financiamento seja realizado.
11. 10. Formalize sua empresa 11 /12
A legalização de uma empresa é essencial para que ela possa crescer e prosperar. Decidir o tipo jurídico da empresa, definir o faturamento estimado e estabelecer a quantidade de funcionários são alguns passos para formalizar o negócio.
12. Agora, leia mais sobre empreendedorismo 12 /12(Divulgação)