Serviço de apoio ao franqueado: o que é e como funciona
Respondido por Lyana Bittencourt , especialista em franquias
Você já parou para pensar quais são os desafios de uma rede de negócios no Brasil, um país de dimensões continentais com tamanhas diferenças culturais, de hábitos e de comportamento? Mesmo quando trazemos esse olhar para um microcenário, ainda assim, vemos que, por exemplo, em cidades vizinhas diversas variáveis podem influenciar os negócios de uma rede.
Pensando nisso, trago para reflexão quatro pontos que considero impactar de maneira significativa a gestão das redes de negócios e franquias no mercado brasileiro.
1. Logística e distribuição
Os serviços de infraestrutura no Brasil ainda precisam de muitas melhorias, que podem levar anos para acontecer. Nossa estrutura de logística ainda é baseada principalmente no transporte rodoviário, que sofre com a má administração das estradas.
Garantir que os produtos cheguem com qualidade e no prazo adequado às diferentes regiões do país exige das empresas medidas que as permitam se adequar aos percalços do transporte no Brasil.
Isso pode variar desde um melhor gerenciamento de seus processos e controles de estoque até a criação de diferentes centros de distribuição espalhados pelo país.
2. Sistema tributário
As regras fiscais e tributárias continuam desafiando a gestão das redes. Municípios e estados definem alíquotas e incentivos fiscais diferentes. Às vezes, um produto que teria condições de ter um preço competitivo pode encarecer consideravelmente para determinada região por conta do ICMS ou de outros impostos.
Esse é um tema que exige competências técnicas na hora de se pensar em estratégias de expansão e ocupação de mercado.
3. Diferenças culturais
Por mais que os brasileiros tenham facilidade de adaptação a novidades, a própria extensão territorial do país impõe às redes uma atenção adicional quanto à diferenciação de mix e aceitação de seus produtos e serviços.
Redes de alimentação, muitas vezes, acabam incorporando ao seu cardápio sabores locais para se enquadrar ao gosto e costume dos clientes. Marcas de vestuário podem ter que desenvolver coleções especiais que atendam às demandas locais. E o marketing da rede também deve ser pensado para que a mensagem atinja o público de cada região do Brasil e gere os resultados projetados.
4. Gestão dos talentos
Capacitar e reter talentos são outros pontos. A falta de mão-de-obra qualificada, muitas vezes, obriga as empresas a investir mais em capacitação. Quando pensamos em uma marca de abrangência nacional, esses custos podem aumentar. Isso tem levado muitas redes a investir em programas de ensino à distância.
Utilizar a tecnologia a favor dos negócios pode gerar economia, criar um canal constante para comunicação e relacionamento e, com isso, trazer melhores resultados.
Lyana Bittencourt é especialista em franchising e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo Bittencourt.
- 1. Para todos os bolsos
1 /14(Stock.xchng/ Afonso Lima)
São Paulo – Hoje, mais de duas mil redes de
franquias oferecem negócios a
empreendedores no Brasil. Com tantas opções, escolher um investimento pode ser uma tarefa difícil e que precisa ser feita com cuidado. Antes de assinar contrato, é preciso avaliar a saúde financeira da franqueadora, conversar com outros franqueados e checar os custos de operação. Confira dez exemplos de franquias com investimentos que vão de 30 mil a 200 mil reais.
- 2. Espetinhos Mimi
2 /14(Divulgação/Espetinhos Mimi)
A rede Espetinhos Mimi foi criada em 1967 e entrou no franchising em 1989. Hoje, são 90 unidades franqueadas, que faturam 70 milhões de reais ao ano. O carrinho para eventos da marca custa a partir de 30 mil reais, com retorno em até 16 meses.
- 3. Emagrecentro
3 /14(Divulgação)
Especializada em tratamentos estéticos, a rede atua como franquia desde 1994, somando 200 lojas. O investimento inicial é de 50 mil reais, com retorno calculado para até o sexto mês de operação.
- 4. Mr. Beer
4 /14(Divulgação)
No seu quinto ano de atuação, a Mr. Beer se consolidou no mercado de cervejas especiais, com quiosques e pequenos empórios. A microfranquia da marca, com 4 metros quadrados, tem investimento de 65 mil reais. As lojas, com 6 metros quadrados, podem chegar a 115 mil reais.
- 5. Uatt?
5 /14(Divulgação/Uatt?)
A rede, especializada em presentes e itens de decoração, está no mercado há 12 anos e faz planos para expandir internacionalmente. O formato de franquia quiosque da rede é o de menor investimento, a partir de 78 mil reais, com faturamento médio de até 30 mil reais.
- 6. Megamatte
6 /14(Divulgação)
A franquia de chá gelado nasceu no Rio de Janeiro e tem mais de 110 unidades no país. Hoje, trabalha com quatro modelos de franquia: máster, compacta, quiosque ou microfranquia. O investimento da microfranquia é de 80 mil reais, com retorno esperado entre 18 e 24 meses.
- 7. Açaí no Ponto
7 /14(Divulgação)
Criada em Manaus, esta rede oferece açaí no formato de frozen. Com franquias desde 2012, a empresa planeja alcançar 100 pontos de venda até o final do ano. Os quiosques exigem 4,5 metros quadrados de área e investimento a partir de 90 mil reais. O retorno é previsto para 18 meses.
- 8. Paulo Roberto Leardi
8 /14(Divulgação)
A rede de imobiliárias Paulo Roberto Leardi está no mercado há 95 anos, mas só entrou no franchising em 2012. Com 36 unidades em São Paulo, a rede calcula chegar a 500 lojas em seis anos. O investimento no negócio é de 110 mil reais.
- 9. Kapeh
9 /14(Divulgação/Kapeh)
A empresa de cosméticos feitos à base de café está crescendo sua operação com franquias desde o ano passado. As primeiras unidades foram abertas no Sul de Minas Gerais. O investimento em uma loja da marca começa em 120 mil reais, incluindo estoque, capital de giro e instalação da estrutura padronizada.
- 10. Ragazzo Express
10 /14(Divulgação/Ragazzo Express)
Recém-lançado pelo Grupo Habib’s, o modelo de franquia Ragazzo Express é ideal para locais de grande movimento de pessoas. Com opções de quiosques de 9 a 40 metros quadrados, o franqueado investe a partir de 150 mil reais para entrar na rede. A meta é chegar a mil lojas nos próximos dez anos, segundo a empresa.
- 11. Ópticas Ipanema
11 /14(Divulgação/Ópticas Ipanema)
Criada no interior de São Paulo, em 1981, a rede de óticas tem 28 unidades em operação, quase todas franquias. O investimento inicial é de 150 mil reais e o prazo de retorno é calculado para até 36 meses.
- 12. Yakisoba Factory
12 /14(Divulgação/Yakisoba Factory)
A rede de franquias de comida oriental tem 20 unidades em operação no país. A marca faz parte do grupo SMZTO Participações, especializado em franchising. O investimento em um restaurante começa em 153 mil reais, podendo ultrapassar os 350 mil reais.
- 13. Contém 1g
13 /14(Divulgação)
Neste ano, a rede de maquiagem e cosméticos Contém 1g reduziu o valor de investimento de suas franquias. As lojas exigem 195 mil reais para operar e os quiosques, 135 mil reais. A marca pretende abrir 60 unidades ainda em 2014.
- 14. Agora, leia mais sobre franquias
14 /14(Thinkstock)