3 táticas para lidar com aquele cliente que só dá uma olhadinha
O fato de o cliente estar “só dando uma olhadinha” não significa que ele não possa comprar. Pelo contrário
Mariana Fonseca
Publicado em 21 de março de 2017 às 15h00.
Última atualização em 21 de março de 2017 às 15h00.
Como lidar com o cliente que fica só na vitrine?
O começo de qualquer processo de vendas é o interesse do visitante por alguma coisa que você tenha para oferecer, seja produto ou serviço. No caso do varejo , o fato de o cliente estar olhando alguma coisa na vitrine certamente pode ser um bom começo, uma oportunidade. Não a desperdice.
O fato de o cliente estar “só dando uma olhadinha” não significa que ele não possa comprar. Pelo contrário: o visitante, antes de comprar, olha as alternativas.
Uma das principais formas para desperdiçar essa oportunidade é ficar frustrado com a resposta e rotular o visitante como um curioso que não pretende comprar nada. A outra é forçar o cliente a manifestar o interesse em comprar prematuramente. Nos dois casos, você irá afastá-lo.
Mostre-se disponível e crie condições para que o cliente entre na loja e continue olhando. É o melhor que você poderá fazer para manter as chances de ele se interessar por alguma coisa e comprar, mesmo que não seja naquele momento. Clientes interessados, às vezes, não compram na primeira visita. Mas voltam.
Preste atenção a estas dicas. Elas poderão ajudar você a lidar melhor com esta situação:
1 — Dê espaço
Observe seu visitante e deixe-o olhar à vontade. Mantenha-se ao alcance dele, disponível, mas sem interferir, e aguarde que ele solicite a sua ajuda. Ajuda não solicitada poderá afastá-lo.
2 — Não julgue e nem mostre irritação
Não assuma que o comportamento do visitante em só olhar é sinal de desinteresse. Pelo contrário: se ele ou ela está olhando uma vitrine ou um display, é sinal de interesse.
Observe e fique atento, sem ficar de braços cruzados ou de cara fechada, como se o visitante estivesse atrapalhando você. Se o fizer, o visitante irá perceber tal atitude e irá embora.
3. Não subestime o poder de compra
A aparência não é tudo. Não faça pré-julgamentos quando a questão é essa. Dê a atenção a todos visitantes da mesma forma, independentemente de estar vestido assim ou assado. Na maior parte das vezes, isso não fará a menor diferença e você poderá perder excelentes oportunidades.
Contudo, nem tudo depende de você. É muito importante que sua loja seja desenhada e montada para manter o interesse e a permanência do visitante. Desde a disposição dos produtos na vitrine até detalhes simples, como espelhos dentro da loja, por exemplo. As pessoas adoram se observar.
Estamos falando da experiência do cliente: estimule a interação com os produtos. Isso ajuda a tornar a experiência mais atraente e aumenta a chance de compra. Lembre sempre: cliente olhando a vitrine é uma oportunidade. Cuide dela com carinho e boas vendas!
Enio Klein é gerente geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor de vendas e marketing da BSP – Business School São Paulo.
Envie suas dúvidas sobre vendas parapme-exame@abril.com.br.