3 livros que vão te ajudar a planejar um novo negócio

Planejar um negócio desde a sua concepção é uma tarefa trabalhosa. Essas leituras vão te auxiliar neste processo

Planejar um negócio desde a sua concepção é uma tarefa trabalhosa, mas que certamente vale a pena. Mais da metade dos novos negócios são encerrados antes de completar três anos. Para não fazer parte desta estatística é necessário planejar, discutir, detalhar, apresentar o projeto de negócios para potenciais clientes e parceiros de negócios e ouvir a opinião deles todos.

É muito recomendável fazer protótipos ou experimentos que possibilitem testar, em uma fase ainda inicial, a aceitação do seu produto ou serviço por futuros clientes. É nesta fase de planejamento que os problemas iniciais podem ser detectados e corrigidos.

Aqui estamos sugerindo três livros que vão lhe ajudar em três fases distintas deste processo de estruturação do seu novo empreendimento:

1-    Quando você ainda está na fase das ideias;

2-    Quando você já sabe que negócio será este;

3-    Quando você for apresentar seu projeto de negócio para possíveis investidores, parceiros estratégicos ou colaboradores.

Primeiro: O objetivo de qualquer negócio é  conquistar e manter clientes da maneira mais eficiente possível. Ou seja, gastar o mínimo possível de dinheiro, tempo, espaço físico, pessoas, matérias primas, etc.

Para isso é preciso conceber, ir a mercado, atingir o equilíbrio financeiro e gerar lucro, tudo isso o mais rápido possível. O componente “tempo” é um fator chave de sucesso no lançamento e na operação do seu novo empreendimento.

Se você está na fase das ideias, pensando que negócio será este, vale a pena ler o livro: Sprint: O método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias, de Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz, editado no Brasil pela Intrínseca.

Segundo: Se você está em uma fase um pouco mais avançada e já sabe qual será o seu negócio, mas precisa agora iniciar um processo de “refino” do modelo como o seu empreendimento vai funcionar, vale a pena ler: Business Model Generation: Inovação em modelos de negócios, escrito por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, editado pela Alta Books.

Terceiro: Se você vai apresentar seu projeto de negócio para possíveis investidores ou parceiros estratégicos, eles vão querer conhecer, no detalhe, como o negócio vai ser desenvolvido, operado e como vai ganhar dinheiro.

Para mostrar isso será necessário, na maioria das vezes, escrever um Plano de Negócios. Recomendamos a leitura do livro: Plano de Negócios, de José Arnaldo Deutcher e outros, publicado pela Editora FGV.

Dedique tempo para planejar para economizar tempo e dinheiro na estruturação e operação do seu novo negócio: Boa sorte!

Antonio André Neto é coordenador acadêmico do MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios da FGV.

Envie suas dúvidas sobre startups para pme-exame@abril.com.br.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.