São Paulo – De acordo um recente estudo sobre startups, ter um fundador bem-informado sobre o universo do empreendedorismo aumenta as chances de sucesso de um negócio. Com base na opinião de líderes de pequenos negócios e representantes de fundos de investimento, o Business Insider fez uma lista de 21 livros que todos os empreendedores devem ter em suas prateleiras. Confira, a seguir, dez títulos que fazem parte da compilação feita pelo site (veja aqui a lista completa).
Conley adapta a pirâmide de necessidades humanas do psicólogo Abraham Maslow ao mundo dos negócios. O autor mostra como o esquema salvou seu negócio da falência quando estourou a bolha das “pontocom”. Para Fred Destin, do grupo Atlas Venture, o livro não é muito bem escrito, mas traz conselhos úteis sobre como conseguir uma alta performance sustentável e usar crises a favor do negócio.
3. Switch: How to Change Things When Change Is Hard, de Chip Heath e Dan Heath (2010)zoom_out_map
3/4(Divulgação)
Os irmãos Heath discutem como é possível motivar funcionários e a si próprio a mudar quando a mudança pode ser tão assustadora, relatando casos que vão desde a revitalização de uma cidade decadente na Dacota do Sul até a estratégia de reposicionamento da marca americana Target. Para Sean Ellis, fundador da aceleradora 12in6, a mensagem principal é reforçar aquilo que está dando certo.
4. Blink, A Decisão Num Piscar De Olhos, de Malcolm Gladwell (2005)zoom_out_map
4/4(Divulgação)
Do jornalista inglês Malcolm Gladwell, autor de Ponto de desequilíbrio, o livro discute a capacidade de tomar decisões sem recorrer a um raciocínio lógico ou uma profunda análise. Narrando situações da vida real, o escritor mostra como os primeiros segundos de reação a um estímulo podem ser decisivos e, até mesmo, definitivos. Para Paul Jozefak, sócio da Neuhaus Partners, o livro traz ótimos conselhos sobre como decisões são tomadas.
Empresas como Netflix, Airbnb e Natura são conhecidas por estudarem o público e desenvolverem ações efetivas com foco no cliente. Entenda como o design thinking funciona na prática