10 cursos grátis para quem quer abrir um negócio

Sebrae-SP oferece cursos gratuitos online que abordam criatividade, negociação, fluxo de caixa e planejamento, entre outros temas

São Paulo – Se você pretende abrir um negócio em 2011, é hora de começar a se preparar para o desafio.

Cerca de 200 mil empresas são criadas anualmente no Brasil, mas muitas delas não conseguem sequer chegar ao primeiro ano de vida.

Para minimizar os riscos, é fundamental capacitar-se para a empreitada. E não é preciso fazer investimentos exorbitantes. O Sebrae-SP oferece 10 cursos gratuitos em seu site para quem está planejando criar sua primeira empresa.

Com duração de três horas cada, os treinamentos abordam diversos temas, desde criatividade e negociação até fluxo de caixa e planejamento.

Para participar, basta se cadastrar no Portal Sebrae-SP e se inscrever no curso do seu interesse – é preciso ter no mínimo 18 anos de idade e possuir número de CPF.

Confira a seguir os principais tópicos abordados em cada um deles:

1. Desperte seu potencial: Desenvolva suas habilidades

Aborda a importância de desenvolver habilidades gerenciais para administrar uma empresa nas áreas de comercial, administrativa, de produção e finanças.

2. Invista no Planejamento: aproveite as oportunidades

Ensina o empreendedor a identificar se existe de fato uma oportunidade de negócio antes que ele decida abrir a sua empresa.

3. Desenvolva sua empresa

Destaca os possíveis posicionamentos de empresas no mercado, seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades e o ciclo de vida das empresas.

4. MEI – Microempreendedor Individual: como se formalizar

Trata dos benefícios, custos e vantagens do enquadramento no regime da Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008 para o empreendedor, e apresenta quais atividades podem ou não ser inscritas nesse regime, além de trazer o passo a passo para se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).

5. Equipe Motivada: Empresa competitiva

Busca demonstrar que a adoção da postura certa pode fortalecer as relações do grupo de trabalho e gerar resultados positivos para a empresa.


6. Ganhe Mercado: Alcance o sucesso

Orienta os empreendedores a identificar as principais características e necessidades de seus clientes para oferecer produtos e serviços adequados.

7. Fluxo de caixa: Sua empresa sob controle

Trata da importância da organização financeira de uma empresa, utilizando como ferramenta principal o fluxo de caixa.

8. Empreendedorismo

Aborda os principais mitos que envolvem o tema e o impacto positivo do comportamento empreendedor em uma empresa.

9. Criatividade

Apresenta o passo-a-passo do pensamento criativo, que pode funcionar como ferramenta para o crescimento e a inovação dos empreendimentos.

10. Negociação

Propõe ao participante a reflexão sobre o seu estilo de negociação para o aprimoramento e utilização de estratégias adequadas na condução de negociações de sucesso.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.