Exame Logo

Wal-Mart lança marca própria de roupas George no Brasil

A George, marca própria de vestuário do Wal-Mart, começou a ser fabricada e vendida no Brasil neste mês. Criada há 15 anos para a rede britânica Asda, controlada pela companhia americana, a George será fomalmente lançada amanhã (20/9) no país. Na Inglaterra, já fatura cerca de 2 bilhões de libras por ano, sendo líder em […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

A George, marca própria de vestuário do Wal-Mart, começou a ser fabricada e vendida no Brasil neste mês. Criada há 15 anos para a rede britânica Asda, controlada pela companhia americana, a George será fomalmente lançada amanhã (20/9) no país. Na Inglaterra, já fatura cerca de 2 bilhões de libras por ano, sendo líder em volume de vendas no país. O resultado deu vida própria à marca, que hoje conta com lojas de rua no Reino Unido. No Brasil, a George será vendida nas unidades do Wal-Mart. Inicialmente, os produtos serão focados no público infantil, de 4 a 10 anos. Ainda não há data para o lançamento de artigos para o público adulto.

Segundo Carlos Gouvêa, diretor de Moda e Confecção do Wal-Mart no Brasil, este é o melhor modo de introduzir a marca no país sem incorrer em grandes erros. "Em todo o mundo, o segmento infantil é o que apresenta menos variações de país para país", afirma. Assim, os custos de adaptação das coleções e o risco de desagradar aos consumidores são minimizados. A coleção conta com 95 itens inicialmente e outros serão agregados à linha nos próximos meses. Cerca de 45 000 peças foram distribuídas para as 19 lojas da região sudeste. Até o final de setembro, mais 50 000 peças chegarão às 15 primeiras lojas Hiper Bompreço, no Nordeste.

Veja também

Começar o trabalho pela coleção primavera/verão também foi um modo de aumentar o potencial de vendas. De acordo com Gouvêa, as estações mais quentes, que vão de setembro ao Carnaval do ano seguinte, são o período de maior venda de roupas no país.

O desempenho dos primeiros dias indica que o público está aceitando bem a nova marca. A George já representa 30% das vendas da linha infantil do Wal-Mart. Na Inglaterra, 40% dos consumidores da rede Asda compram produtos da marca, segundo a consultoria brasileira de varejo GS&MD.

Produção local

As roupas serão confeccionadas por produtores locais. A iniciativa já conta com seis fornecedores, mas o total pode chegar a 10 até o final do ano. O Wal-Mart não divulga os investimentos realizados no projeto, mas Gouvêa afirma que a maior parte dos recursos foi destinada ao treinamento de fornecedores, por meio da visita de técnicos ingleses ao Brasil para explicar o modelo de negócios da Asda e da montagem da estrutura interna da rede varejista para comercializar a nova marca.

A George já é vendida em oito países: Estados Unidos, Alemanha, Canadá, México, Coréia do Sul, Japão e Porto Rico. Além do Brasil, neste mês a rede varejista está lançando a marca também na Argentina. No Brasil, o Wal-Mart conta com 150 unidades em 14 estados (se você é assinante, leia ainda reportagem de EXAME sobre o poder do Wal-Mart no mundo).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame