Negócios

Votorantim pode trocar fábricas por fatia na Cimpor

A Votorantim está perto de fechar um acordo com o grupo francês Lafarge para entrar no capital da cimenteira portuguesa Cimpor. Pelo acordo, a Votorantim ficaria com a participação de 17,3% dos franceses na Cimpor e daria, em troca, quatro fábricas no Brasil. Com isso, a Lafarge, que já tem seis fábricas no País, aumentaria […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

A Votorantim está perto de fechar um acordo com o grupo francês Lafarge para entrar no capital da cimenteira portuguesa Cimpor. Pelo acordo, a Votorantim ficaria com a participação de 17,3% dos franceses na Cimpor e daria, em troca, quatro fábricas no Brasil. Com isso, a Lafarge, que já tem seis fábricas no País, aumentaria sua participação no mercado interno, enquanto a Votorantim ganharia uma fatia importante em uma das dez maiores produtoras mundiais de cimento.

A oferta da CSN, de 5,75 euros por ação da Cimpor (o equivalente, no total, a cerca de 3,7 bilhões de euros), foi recusada, inicialmente, pelo conselho de administração do grupo português. Mas o presidente da CSN, Benjamin Steinbruch, não desistiu: negocia diretamente, em Portugal, com os acionistas da empresa, tentando convencê-los de que a proposta é justa. A CSN tem prazo até 17 de fevereiro para fechar ou não acordo com os acionistas.

No Brasil, a Secretaria de Defesa Econômica (SDE), do Ministério da Justiça, desconfia que o interesse tanto da Camargo quanto da Votorantim na Cimpor sejam muito mais defensivos do que real. Se comprar a cimenteira portuguesa, a CSN, que inaugurou recentemente uma fábrica de cimento no Brasil - mas que ainda tem uma participação muito pequena no mercado -, se tornaria um concorrente muito forte, já que a Cimpor é a quarta maior no País. A SDE pediu às empresas informações sobre as negociações em Portugal, por suspeitar "que as companhias estejam atuando para impedir a entrada de concorrentes no mercado".

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Double 11: e-commerce chinês se prepara para maior festival de compras

Segredos revelados: como a Smart Fit reinventou o modelo de academias e dominou a América Latina

O Brasil está pegando fogo. Esta empresa tem uma solução — e já combateu 25.000 incêndios

Após criar um negócio milionário com a venda de insumo a hospitais, ela quer ajudá-los a comprar bem