Volvo anuncia primeira fábrica nos EUA

Nova fábrica da marca sueca se juntará às já existentes na Suécia, na Bélgica, na China e na Malásia

Estocolmo - A fabricante da marca sueca Volvo Cars anunciou nesta segunda-feira seus planos de construir a primeira fábrica nos Estados Unidos, 60 anos depois de ter iniciado suas vendas naquele país.

Esta será a quinta fábrica de propriedade chinesa da Volvo. A Volvo Cars informou que ainda não foi decidido o local da nova montadora, mas, segundo o anúncio, os investimentos devem ser em torno de 500 milhões de dólares.

"A Volvo Cars não pode pretender ser uma verdadeira fabricante global sem uma presença industrial nos EUA. Hoje nós nos tornamos isso", disse o diretor-executivo da empresa, Haakan Samuelsson, em comunicado.

A nova fábrica se juntará às já existentes na Suécia, na Bélgica, na China e na Malásia.

Apesar de sua presença nos Estados Unidos desde 1955, a Volvo tem uma pequena participação no mercado do país. No ano passado, suas vendas caíram 8%, com 58.000 veículos vendidos, o que representa apenas 0,4% do mercado.

Após a venda, pela Ford para a chinesa Geely em 2010, a Volvo tem se esforçado para retomar seus lucros. Ano passado, a empresa vendeu 465.866 carros no mundo todo, batendo o recorde de 2007.

Em janeiro, a companhia nomeou um novo diretor para a América do Norte, com o objetivo de impulsionar suas vendas para "acima de 100.000 carros no médio prazo".

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.