Exame Logo

Vivo investe R$ 1 bilhão em rede GSM

Anúncio de investimento em nova tecnologia ocorre no mesmo dia em que a empresa divulga um prejuízo de R$ 493 milhões no segundo trimestre

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Vivo vai investir 1,08 bilhão de reais na instalação da rede GSM, de acordo com comunicado divulgado nesta sexta-feira (21/7). A operadora pretende lançar produtos com a nova tecnologia e manter aqueles oferecidos pela atual rede CDMA.

"O desenvolvimento da rede GSM permitirá à Vivo ampliar sua gama de terminais e oferecer a seus clientes uma ampla cobertura nacional e internacional, beneficiando-se de acordos de roaming com as demais operadoras, inclusive com as controladoras Portugal Telecom e Telefónica Móviles".

Veja também

Segundo a nota da empresa, "a instalação da rede GSM será iniciada a partir da assinatura dos contratos de fornecimento". A Vivo não quis revelar quais serão os fornecedores.

A empresa também divulgou seus resultados do segundo trimestre do ano, que registrou um prejuízo de 493,1 milhões de reais - quase o dobro da perda apurada no mesmo período do ano passado, de 252,7 milhões de reais.

A receita líquida total, de 2,598 bilhões de reais, mostrou queda de 9,8% no período em relação ao segundo trimestre de 2005, "em função da venda de um número menor de aparelhos e da queda de receita de uso de rede", de acordo com a empresa. Na comparação com o primeiro trimestre do ano, no entanto, houve alta no resultado de 0,8%.

A "acirrada concorrência" prejudicou o desempenho da companhia, de acordo com o comunicado. A taxa de deligamentos na base de clientes ficou em 4,6% no segundo trimestre, "devido a ajustes na base de clientes na seqüência do processo de integração das plataformas e sistemas" - clientes inativos, alguns por fraudes, outros por manterem débitos com a empresa - foram eliminados. No mesmo período do ano passado, a taxa de desligamentos havia sido de 1,7%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame