Exame Logo

Visanet deve processar Mastercard e Visa

Presidente da Visanet diz ao Portal EXAME que há "uma possibilidade grande" de que a empresa comece a capturar transações das duas bandeiras a partir de junho de 2010

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Junho de 2010 deve marcar uma das maiores transformações no setor de cartões dos últimos anos. Nessa data, expira a licença de exclusividade entre a bandeira de cartões Visa e a empresa que captura e liquida essas transações, a Visanet. O fim da exclusividade permitirá que a Visanet passe a processar também transações com outros tipos de cartões, como Mastercard ou Diners. No entanto, também será possível que a maior concorrente da Visanet, a Redecard, passe a processar as transações com cartões da Visa.

Trata-se de uma mudança e tanto. Hoje o lojista que deseja aceitar o pagamento com cartões da Mastercard só pode, na prática, contratar os serviços da Redecard. A mesma lógica vale para os cartões Visa e a Visanet. Essas restrições reforçam a percepção do Banco Central de que o setor funciona como um oligopólio. Então, caso a concorrência entre Visanet e Redecard aumente como se espera, junho de 2010 também pode marcar o começo do fim das pressões do BC sobre as duas empresas.

Veja também

Em entrevista ao Portal EXAME, o presidente da Visanet, Rômulo Dias, diz que há "uma possibilidade muito grande" de que a empresa comece a capturar as transações com as duas bandeiras já a partir de junho de 2010. A Visanet foi premiada na última terça-feira como a Melhor Empresa de Serviços pelo anuário MELHORES E MAIORES, elaborado pela revista EXAME. Veja abaixo os principais pontos da entrevista:

Portal EXAME - O que significa esse prêmio para a Visanet?

Rômulo Dias - Participar desse evento certamente é motivo de orgulho para todos nós. É uma coisa que enche de orgulho porque a empresa realmente é diferenciada. As pessoas têm muito orgulho de trabalhar na Visanet. Um slogan que temos usado muito é "paixão pelo que faz". Temos esse tipo de ambiente e temos algumas vantagens competitivas, uma distribuição muito forte, uma capilaridade única no mercado brasileiro, uma distribuição muito diferenciada e uma parceria com bancos fortes como o Bradesco, o Banco do Brasil e o Santander. Isso faz com que a gente continue apresentando um bom resultado final aos nossos acionistas e colaboradores.

Portal EXAME - O que muda para a empresa com a abertura de capital na BM&FBovespa?

Dias - A empresa, que já tinha bastante responsabilidade e foco, mais do que nunca agora vai ter que entregar os resultados trimestralmente.

Portal EXAME - E como é que a empresa está se preparando para o fim da exclusividade do contrato com a Visa em 2010?

Dias - A gente acredita que tem uma capilaridade no Brasil que é única, uma distribuição que é única, uma oferta de serviços que é única. Respeitamos muito a concorrência forte, mas podemos antever que estamos preparados para essas mudanças.

Portal EXAME - Os bancos sócios da Visanet já têm a licença para operar Mastercard. Vocês já têm feito testes nos terminais que deverão capturar tanto as transações com a Mastercard como com a Visa? Como se dará esse processo?

Dias - A gente está examinando a conveniência e a oportunidade de fazer isso num momento adequado, se for o caso.

Portal EXAME - Então há alguma chance de a Visanet não processar as transações com Mastercard?

Dias - Nós vamos examinar. Temos que estar preparados para isso. Há uma possibilidade grande que a gente venha a trabalhar a partir de junho de 2010.

Portal EXAME - Que trabalho precisa ser feito? Sobre o credenciamento, você já tem o direito da licença. Qual é o processo que deve ser feito para você chegar na ponta, que é ter o terminal da Visanet operando com as duas bandeiras?

Dias - Na realidade, nós não temos o credenciamento da licença.

Portal EXAME - Mas os sócios já têm, não? O Bradesco e o Santander não possuem a licença?

Dias - O Bradesco não tem. Quem tem é o Santander, é uma licença antiga. Mas nós da Visanet não temos.

Portal EXAME - Mas o banco tendo é o que importa para que a Visanet possa capturar também essas outras transações, não?

Dias - Sim, mas o fato de só o banco ter ainda requer que cheguemos a um acordo, se for o caso e num momento apropriado. Vai depender das relações comerciais e da gente chegar a um acordo tanto com o banco quanto com as outras bandeiras.

Portal EXAME - E como é o processo tecnológico. Vocês terão que criar uma nova rede para capturar transações com a Mastercard? As dificuldades são semelhantes ao do projeto-piloto que desenvolveu terminais compartilháveis com a Redecard?

Dias – Uma coisa é o compartilhamento do POS [o nome técnico do terminal de pagamento]. Com o compartilhamento, que fazemos independente do fim da exclusividade, você oferece o POS aos estabelecimentos comerciais que preferem compartilhar. Mas muitos preferem não compartilhar para ter um a segurança de um backup. Quando o POS é meu, a Redecard pluga um software dela e vice-versa. Então, é esse compartilhamento que estamos realizando com a Redecard.

Portal EXAME - E a partir de 2010 como seria?

Dias - Em 2010, você vai ter uma única rede capturando transações das duas bandeiras. Eu não vou ter mais só o software da Redecard plugado no meu POS - e sim a minha própria solução que vai ser capaz de atender a qualquer bandeira. Hoje, nós somos exclusivos da Visa enquanto nosso concorrente [a Redecard] pode capturar qualquer coisa menos Visa.

Portal EXAME - Em relação ao Banco Central, o que deve acontecer nos próximos três meses? A Visanet continua em negociação com o BC ou espera a conclusão dos estudos deles, que têm previsão de acabar em setembro?

Dias - Essa pergunta tem que ser endereçada à Abecs [a associação de empresas do setor de cartões]. A Abecs já se manifestou e o nosso posicionamento é seguir a Abecs. O Banco Central também emitiu uma nota à imprensa dizendo que até o final de setembro vai avaliar diversas soluções, recomendações e sugestões, dadas não só pela Abecs mas por diversas associações.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame