Vendas do McDonald's nos EUA caem pela 1ª vez em seis trimestres
As ações da companhia caíam cerca de 0,7% às 15:50 (horário de Brasília) depois que a operadora da maior rede de fast food do mundo divulgou resultados
Reuters
Publicado em 23 de janeiro de 2017 às 16h45.
As vendas de unidades do McDonald's nos Estados Unidos caíram pela primeira vez em seis trimestres, com a novidade de café da manhã servido o dia todo não conseguindo superar a competição de supermercados e outros varejistas.
As ações da companhia caíam cerca de 0,7 por cento às 15:50 (horário de Brasília) depois que a operadora da maior rede de fast food do mundo divulgou resultados de quarto trimestre nesta segunda-feira.
O McDonald's e outros operadores do setor estão enfrentando competição ampla de rivais que incluem lojas de conveniência, supermercados e serviços de entrega de comida como a Blue Apron.
O desafio vindo de mercados menores tem sido particularmente importante para o McDonald's. Supermercados têm repassado custos menores de alimentos para os lojistas, enquanto os restaurantes estão elevando preços para compensar o impacto de aumentos do salário mínimo.
O número de clientes em lojas do McDonald's caiu mais de 10 por cento nos últimos quatro anos nos Estados Unidos, mercado mais lucrativo da companhia, segundo nota a clientes da RBC Capital Markets.
As vendas nas unidades do McDonald's abertas nos EUA há pelo menos 13 meses caíram 1,3 por cento no quarto trimestre, ainda assim, a queda foi levemente menor que o 1,4 por cento previsto em média por analistas, segundo a Consensus Metrix.
Os resultados de operações internacionais também superaram expectativas de analistas por causa da força da rede no Reino Unido, China, Japão e alguns países da América Latina.
A receita no quarto trimestre caiu quase 5 por cento, para 6,03 bilhões de dólares, principalmente por causa da venda de restaurantes da rede a franqueados.
Analistas, esperavam, em média, receita de 5,99 bilhões de dólares, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.