Negócios

Vale do Rio Doce assume 100% do controle da Valesul Alumínio

Mineradora adquire os 45,5% do capital da empresa que pertenciam à BHP Billiton

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Companhia Vale do Rio Doce assumiu o controle total da Valesul Alumínio, uma fundição de alumínio localizada no distrito fluminense de Santa Cruz e administrada, até então, em sociedade com a mineradora australiana BHP Billiton. A Vale exerceu seu direito de preferência previsto no acordo de acionistas e adquiriu os 45,5% do capital da empresa detidos pelos australianos por 27,5 milhões de dólares.

Segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira (3/7) aos investidores, a Vale passará a contabilizar integralmente os resultados da Valesul em seu balanço já a partir do terceiro trimestre deste ano.

A fundição possui capacidade nominal de 95.000 toneladas anuais de alumínio primário e ligas de alumínio. A Valesul também opera na refusão de sucata de alumínio para clientes, com capacidade nominal de reciclagem de 25.000 toneladas anuais.

No primeiro trimestre de 2006, a receita líquida da Valesul foi de 58 milhões de dólares e o Ebitda (lucro antes de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortização) chegou a 8 milhões de dólares. De acordo com a Vale, a nova controlada integral não possui endividamento bruto.

Segundo a Vale, a nova aquisição "é consistente com a estratégia de negócios da empresa para o alumínio, cujo foco é o crescimento orgânico no upstream [diversas fases de operação] da cadeia produtiva".

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

21 franquias baratas a partir de R$ 3.000 para começar a empreender antes do Natal

Ela empreendeu em vez de prestar concurso. Hoje, a empresa dela movimenta R$ 320 milhões

Dia do Empreendedor: 8 livros recomendados por fundadores e CEOs de sucesso

Restaurante por quilo cresce com vendas online, aposta em IA e vira negócio milionário