Exame Logo

UniCredit divulga melhor lucro trimestral em uma década

Resultado reforça a sensação de que o pior já passou para os bancos da Itália, vistos por muito tempo como os elos mais fracos da zona do euro

UniCredit: lucro do banco restaurou os dividendos em dinheiro após uma revisão radical do balanço (Alessandro Garofalo/Reuters/Reuters)
R

Reuters

Publicado em 3 de agosto de 2017 às 14h51.

Milão - O UniCredit, maior banco da Itália, divulgou nesta quinta-feira o maior lucro trimestral em quase uma década, superando as expectativas do mercado e restaurando os dividendos em dinheiro após uma revisão radical do balanço.

O resultado reforça a sensação de que o pior já passou para os bancos da Itália, vistos por muito tempo como os elos mais fracos da zona do euro.

Veja também

O forte resultado também confirmou que o plano do presidente-executivo, Jean-Pierre Mustier, começou a compensar apenas um ano após assumir o cargo.

Mustier, nomeado em julho de 2016 para revigorar o bancocom fraco nível de capital, vem vendendo negócios, cortando empregos e fechando agências para fortalecer o balanço.

A restruturação ajudou a impulsionar o lucro líquido do UniCredit em 3 por cento, para 945 milhões de euros, o melhor trimestre desde junho de 2008, embora tenha destacado que o alcance de suas atividades mudou desde então. O resultado foi 40 por cento maior do que uma previsão distribuída pelo banco.

Mustier disse que o ambiente econômico mais benigno da Europa ajudou os resultados, juntamente com custos mais baixos e receita líquida de juros estável, métrica que aponta como um banco lucra com seu negócio principal de varejo.

"Estes são os primeiros e encorajadores sinais do nosso plano de restruturação", disse ele a jornalistas, confirmando que o banco pagaria um dividendo em dinheiro sobre o balanço deste ano, pela primeira vez em cinco anos.

Acompanhe tudo sobre:BalançosBancosItáliaLucro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame