Negócios

Apresentado por INTERSYSTEMS

A união perfeita entre dados e linguagem natural

InterSystems integra sua plataforma de dados à Python, uma das linguagens de programação mais populares do mundo

Gerson Saito, da InterSystems: tempo de resposta para consultas analíticas de 170% a 5.600% mais rápido Crédito: Divulgação (InterSystems/Divulgação)

Gerson Saito, da InterSystems: tempo de resposta para consultas analíticas de 170% a 5.600% mais rápido Crédito: Divulgação (InterSystems/Divulgação)

e

exame.solutions

Publicado em 30 de março de 2022 às 09h00.

Última atualização em 1 de agosto de 2022 às 15h08.

A InterSystems, provedora de tecnologia de dados que resolve problemas críticos de escalabilidade, interoperabilidade (capacidade de diversos sistemas trabalharem em conjunto) e velocidade, agora oferece suporte nativo completo para a linguagem de programação Python em sua plataforma de dados InterSystems IRIS.

A mudança visa aplicações de uso intensivo de dados em uma plataforma de arquitetura única para suportar todo tipo de dado e carga de trabalho, apresentando baixa latência (tempo de transferência de dados) e interoperabilidade, especialmente com modelos analíticos e de machine learning (aprendizado de máquina).

Isso é importante porque a criação de modelos de análise precisa passar por um “treinamento” que os expõem a dados históricos, observar como se comportam e se as conclusões dos cientistas de dados estão corretas.

Dados com significância

O tempo e o esforço gastos preparando os dados para serem processados nos modelos de machine learning são muito grandes e fazem com que os dados se adequem ao modelo, quando o correto seria os dados acumulados representarem a realidade.

“Um dos pontos mais importantes do modelo é a qualidade dos dados usados na etapa de treinamento”, afirma Gerson Koji Saito, engenheiro de vendas da InterSystems. “Por isso, é fundamental que os dados sejam tratados, limpos e anonimizados sem perder sua significância e sua ligação com fatos.”

Outro grande gargalo no processamento de modelos analíticos é o tempo necessário para preparar os dados armazenados em um sistema transacional e levá-los para um sistema analítico.

A vantagem de usar a plataforma Python é conseguir rodar esses processos analíticos no servidor de banco de dados, eliminando a necessidade de transferir os dados do banco transacional para o servidor de processamento analítico.

Além disso, modelos de machine learning que já existem podem ser portados para rodar com pouca ou nenhuma adaptação na plataforma, agilizando o desenvolvimento e a entrada em produção.

Ao incorporar a Python diretamente ao kernel (parte principal do sistema operacional) de sua plataforma de dados, a InterSystems também expande a acessibilidade para desenvolvedores de Python se beneficiarem de toda a gama de recursos fornecidos pela plataforma.

InterSystems IRIS e Python: dados tratados, limpos e anonimizados sem perder a significância (InterSystems/Divulgação)

Resultados aprimorados

Em um teste auditado de performance Hybrid Transactional and Analytical Processing (HTAP), processamento transacional e analítico híbrido em português, mostrou que o InterSystems IRIS apresenta melhor performance em um ambiente misto de ingestão de dados e tempo de resposta quando comparado com outros bancos de dados.

“A quantidade de novos registros ingeridos é de 60% a 4.860% maior; e o tempo de resposta das consultas analíticas é de 170% a 5.600% mais rápido”, afirma o engenheiro da InterSystems.

De quebra, o InterSystems IRIS permite o desenvolvimento em Java, .Net e ObjectScript, enquanto o Python oferece um ecossistema de desenvolvedores e peer-support (“suporte solidário”, numa tradução livre), colocando uma comunidade de milhões de especialistas a postos para ajudar profissionais menos experientes.

Nada melhor para passar do conceito à prática de forma rápida e com todo o suporte para atender a um mercado cada vez mais pautado em inteligência e, claro, dados.

Mais de Negócios

Na cidade de inovação, eles criaram uma operadora de telefonia que supera as gigantes do setor

"A taxa de mortalidade de startups de IA será alta", afirma Eric Ries, de "A Startup Enxuta"

O empresário goiano que vai doar bilheteria de evento para o RS — e já arrecadou R$ 2,2 milhões

Pai e filho faturam R$ 14 milhões com viagens para idosos. Agora, planejam abrir 100 franquias

Mais na Exame