Negócios

Telefonica vende Atento, de call center, por US$1,3 bilhão

Descontando dívidas, espanhola Telefonica deve levar pouco menos de 1 bilhão de euros na venda da Atento para a companhia Bain Capital

Empresa de telemarketing Atento (Divulgação/Divulgação)

Empresa de telemarketing Atento (Divulgação/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2012 às 19h12.

Madri - A espanhola Telefonica está vendendo sua empresa de call center Atento para a companhia norte-americana de private equity Bain Capital por cerca de 1 bilhão de euros (1,3 bilhão de dólares), incluindo suas dívidas, enquanto luta para reduzir seus empréstimos.

O grupo de telecomunicações está tentando reduzir uma pilha de dívidas de 57 bilhões de euros (74 bilhões de dólares) e preservar um cobiçado grau de investimento, em um momento em que seu país de origem, afetado pela crise financeira, enfrenta pressão para buscar um resgate internacional.

A Telefonica tem procurado um comprador para a Atento, que possui mais de 152 mil funcionários, desde o ano passado, quando arquivou um projeto listagem em bolsa por não obter interesse suficiente.

A Bain, que foi co-fundada pelo candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano Mitt Romney, fechou o acordo na sexta-feira - o seu primeiro na Espanha - por um valor de pouco mais de 1 bilhão de euros, incluindo a dívida de 175 milhões de euros da Atento.

Entrentanto, a transação inclui 110 milhões de euros em financiamentos da Telefonica, significando que o grupo de telecomunicações levará pouco menos de 1 bilhão de euros pela venda.

Outros empréstimos de bancos espanhois, mexicanos e brasileiros apoiraram a aquisição da Bain, disse uma fonte próxima à situação.

O negócio inclui um acordo de nove anos pelo qual a empresa de call center continuará provendo serviços para a Telefonia. Mais de 50 por cento dos negócios da Atento estão com a Telefonica, e outros 9 por cento estão com o segundo maior banco da Espanha, o BBVA.

A Bain está interessada na forte presença da Atento na América Latina, e procurará expandir sua base de clientes, disse a fonte.

Acompanhe tudo sobre:AtentoCall centersEmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasgestao-de-negociosServiçosTelecomunicaçõesTelefônicaVendas

Mais de Negócios

De olho em cães e gatos: Nestlé Purina abre nova edição de programa de aceleração para startups pets

ICQ, MSN, Orkut, Fotolog: por que essas redes sociais que bombavam nos anos 2000 acabaram

Franquias crescem 15,8% e faturam R$ 121 bilhões no primeiro semestre

Rússia, Índia e Chile: veja as missões da ApexBrasil pelo mundo

Mais na Exame