Exame Logo

Tata Steel estuda proposta de US$ 10 bilhões pela Corus

Subsidiária da maior companhia privada da Índia assumiria a oitava maior produtora de aço do mundo

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Tata Steel confirmou que pensa em apresentar uma proposta pela siderúrgica anglo-holandesa Corus. De acordo com o americano The Wall Street Journal, a operação pode chegar a 10 bilhões de dólares e se transformar na maior aquisição de uma empresa estrangeira por uma indiana.

A Tata Steel afirmou estar "revendo algumas oportunidades globais", incluindo a Corus, mas negou já ter a operação definida. Com produção anual de 5 milhões de toneladas de aço, a Tata Steel é subsidiária do grupo Tata, a maior companhia privada da Índia.

Veja também

A Corus produz cerca de 20 milhões de toneladas de aço por ano, o que a torna a oitava maior produtora mundial. Há seis meses a anglo-holandesa vem procurando um parceiro para uma fusão, e tem sido vista como alvo de aquisição por grupos do setor.A brasileira Gerdau foi envolvida, nos últimos dias, em rumores de que estaria interessada na compra, mas negou planos de qualquer acordo.

As companhias indianas têm recentemente saído à caça de aquisições em outros países para ganhar escala, tecnologia e acesso a novos mercados. Mas analistas do próprio país questionam a capacidade da Tata Steel de assumir a Corus por meio de uma aquisição, por causa do grande valor de mercado da anglo-holandesa. "A menos que a operação seja feita por meio de uma fusão como a entre Arcelor e Mittal, não funcionará", afirmou, ao britânico Financial Times, um analista que preferiu não ser identificado.

Ainda que seja pequena dentro da indústria siderúrgica, a Tata Steel tem a ambição de quadruplicar sua produção na índia e já conseguiu se expandir para Cingapura e Tailândia.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame