Negócios

Setores têm desempenhos diversos

Indústria registra crescimento menor, comércio avança 8,9% e serviços apresenta resultados positivos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h20.

As receitas do setor industrial atingiram 323 bilhões de dólares em 2005, o melhor desempenho de toda a história do anuário Melhores e Maiores, da Revista EXAME, publicação da Editora Abril. Apesar disso, crescimento foi de 0,5%, resultado bem inferior aos 12,6% do ano anterior.

Em 2004, 13 indústrias integravam a relação das 20 empresas que mais cresceram em vendas. No ano passado, foam apenas nove. No ranking dos grupos que mais perderam receita, 14 são indústrias.

Apesar desse desempenho modesto, a rentabilidade não foi afetada, ficando em 18,1%, na média dos anos anteriores. Treze indústrias integram a lista das 20 empresas com maiores lucros. Em 2005, também foi registrada uma redução do peso dos impostos sobre a atividade industrial, que caiu de 50,5% para 48,3%. No comércio, essa taxa  chegou a 41,7%, menor em 10 anos.

As empresas do setor de comércio registraram no ano passado crescimento de 8,9% nas vendas, com faturamento global de 106 bilhões de dólares. Além dessa boa performance, houve também queda do endividamento e aumento da liquidez geral, da produtividade e do valor dos ativos. Também foram mantidas as tendências de crescimento na margem de vendas (1,6% em 2005) e boa rentabilidade (9,5%).

No setor de serviços, o faturamento cresceu 5,6%, ficando acima do índice médio das 500 maiores empresas do país mas um pouco abaixo do registrado no ano anterior (6,9%). Nesse setor, o problema foi a rentabilidade do patrimônio, que ficou em 4,6%, bem abaixo da média de 11,8% das 500 maiores. Entre as dez empresas com maiores prejuízos, nove são de serviços. Dessas, cinco são da área de telecomunicações.

Mas o setor também se destacou em alguns indicadores positivos. A liquidez geral em serviços foi a melhor desde 1995. A produtividade e a margem de vendas subiram. E o endividamento geral caiu para 47,5%. No grupo das mais rentáveis, aparecem dez empresas do setor.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Ele já vendeu sorvete, DVDs de anime e sex toys, mas os R$ 40 milhões só vieram com aulas de inglês

Ele abriu uma loja da Cacau Show no interior do Pará. Hoje, fatura R$ 29 milhões com 23 unidades

Os planos da ArcelorMittal para bater sua meta de descarbonização

CPFL energia e a construção do pilar de governança no ESG

Mais na Exame