Exame Logo

Santander quer lucros na América Latina e cortes de custos na Europa

Banco espanhol disse que tem como meta uma economia de custos anual progressiva de € 1,2 bilhão no médio prazo

Santander: taxas de juros menores na Europa forçam banco a reduzir custos (Leon Neal/AFP)
R

Reuters

Publicado em 3 de abril de 2019 às 10h11.

Madrid — O Santander da Espanha informou nesta quarta-feira, 3, que está focado na redução de custos em seus mercados europeus mais maduros, enquanto mantém uma maior rentabilidade em seus mercados na América Latina.

O Santander disse que tem como meta uma economia de custos anual progressiva de 1,2 bilhão de euros no médio prazo, dos quais 1 bilhão de euros virão da Europa. Os bancos da Europa estão focados na redução de custos, enquanto tentam compensar um aperto nas margens devido às baixas taxas de juros.

Veja também

O maior banco da Espanha disse que, como parte de seu foco na eficiência na Europa, esperava uma economia adicional de 250 milhões de euros em seus negócios espanhóis com a integração da Popular.

Quando anunciou pela primeira vez a aquisição da Popular em 2017, o Santander disse que estava esperando sinergias de custo de cerca de 500 milhões de euros por ano a partir de 2020.

No Reino Unido, o terceiro maior mercado do Santander, ele disse que, como parte de sua estratégia, se concentraria no gerenciamento de custos e na contínua disciplina de riscos, sem dar detalhes.

Cerca de 730 milhões de euros da redução total de custos resultariam de ganhos de eficiência em TI e operações, e 220 milhões de euros de serviços compartilhados entre regiões, incluindo o Reino Unido.

Acompanhe tudo sobre:Santander

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame