Negócios

Rio Tinto enviará 20% mais minério de ferro para a China

Os preços do minério de ferro no mercado a vista perderam mais de 20 por cento de seu valor em 2015


	Fábrica da Rio Tinto: a mineradora reduziu seus custos de produção para 16,20 dólares por tonelada neste ano
 (Tony Ashby-Pool/Getty Images)

Fábrica da Rio Tinto: a mineradora reduziu seus custos de produção para 16,20 dólares por tonelada neste ano (Tony Ashby-Pool/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2015 às 08h58.

Xangai - A mineradora australiana Rio Tinto espera entregar 240 milhões de toneladas de minério de ferro para a China neste ano, ante 200 milhões de toneladas em 2014, disse o diretor da unidade chinesa da empresa a jornalistas nesta sexta-feira.

A mineradora reduziu seus custos de produção para 16,20 dólares por tonelada neste ano, 2 dólares a menos que um ano atrás, afirmou Ren Binyan em coletiva de imprensa. Os preços globais do minério de ferro caíram como resultado da desaceleração da demanda em seu principal consumidor, a China, e uma expansão da produção de mineradoras, incluindo a Rio Tinto, sua rival australiana BHP Billiton e a Vale.

Os preços do minério de ferro no mercado a vista perderam mais de 20 por cento de seu valor em 2015, conforme a desaceleração na China reduziu o uso de aço pelo país.

A perspectiva para a matéria-prima permanece de baixa para o restante do ano. O consumo de aço pela China deve cair mais neste ano, após queda de 3,4 por cento em 2014 -- o primeiro declínio desde 1981.

Além disso, as principais mineradoras pretendem reduzir mais seus custos e expandir a produção para apoiar sua batalha para manter participação de mercado na China. (Por Ruby Lian e David Stanway)

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaEmpresasEmpresas inglesasMineraçãoMineradorasRio TintoSiderurgia e metalurgia

Mais de Negócios

De água potável e resgates a consultas médicas e abrigos: o papel das startups gaúchas na crise

Este grupo aposta em startups para manter a Amazônia em pé e reduzir o risco de desastres climáticos

MELHORES E MAIORES 2024: inscrições terminam nesta sexta, 10

Empresa de Israel compra startup paulista de R$ 150 milhões para fazer pessoas passearem de ônibus

Mais na Exame