Negócios

RBS eleva prejuízo no primeiro semestre

O prejuízo do Royal Bank of Scotland Group ficou em 1,99 bilhão de libras

O ex-chefe do RBS vai perder seu título de nobreza (Carl Court/AFP)

O ex-chefe do RBS vai perder seu título de nobreza (Carl Court/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2012 às 09h43.

Londres - O Royal Bank of Scotland Group (RBS), parcialmente controlado pelo governo do Reino Unido, anunciou que seu prejuízo líquido aumentou para 1,99 bilhão de libras (US$ 3,09 bilhões) no primeiro semestre deste ano, de 1,43 bilhão de libras no mesmo período do ano passado. No entanto, o resultado foi prejudicado por uma despesa de 3,0 bilhões de libras com o valor da dívida e com a venda enganosa de produtos financeiros.

Às 9h (de Brasília), as ações do RBS subiam 4,79% e guiavam a Bolsa de Londres. Os analistas se concentraram no resultado excluindo a despesa com dívida, que foi de lucro de 287 milhões de libras. O banco teve lucro operacional de 1,83 bilhão de libras, abaixo de 1,97 bilhão de libras um ano antes. A receita, por sua vez, caiu para 11,26 bilhões de libras no primeiro semestre, de 15,29 bilhões de libras na mesma comparação.

O RBS alertou que enfrenta uma série de processos legais em razão da investigação que órgãos reguladores dos EUA, Japão e Reino Unido estão fazendo sobre a tentativa de vários bancos de manipular a taxa de juros interbancário Libor. Segundo o RBS, vários operadores da empresa foram demitidos depois do início das investigações, mas ainda é cedo para estimar as multas que o banco terá de pagar.

No primeiro semestre foram separados 125 milhões de libras para compensar os clientes depois de problemas no sistema do banco, que deixou milhões de pessoas sem acesso a suas contas. Também foram separados mais 135 milhões de libras para cobrir casos de venda enganosa de seguro para proteção de pagamentos.

O prejuízo líquido do RBS no segundo trimestre deste ano foi de 466 milhões de libras, menor do que o prejuízo líquido de 897 milhões de libras registrado um ano antes. O resultado operacional foi de lucro de 650 milhões de libras, abaixo de 833 milhões de libras no segundo trimestre do ano passado. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:BalançosBanco RBSBancosEmpresasFinançasPrejuízo

Mais de Negócios

OPINIÃO: Na lama da tragédia, qual política devemos construir?

Conheça a Rota das Artes, o novo roteiro turístico de Minas Gerais

Fabricio Bloisi deixa operação do iFood para assumir comando de grupo de investimentos Prosus

Conheça a CEO que nunca descansa, nem cobra salário – isso porque ela é uma inteligência artificial

Mais na Exame