Exame Logo

Quem foi notícia no mundo dos negócios em julho

Fusões, sobe-e-desce de bilionários, resultados acima e abaixo das expectativas - veja o que movimentou o dia-a-dia de alguns dos principais homens de negócio

Agenda cheia (SXC.hu)
DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2013 às 16h14.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h31.

São Paulo – Empresários e executivos tiveram um mês cheio. Além da divulgação dos resultados trimestrais, o mundo dos negócios assistiu a anúncios de investimentos bilionários, troca de posições em rankings de mercado e fusões que já entraram para a história. Veja, a seguir, quem esteve à frente das principais notícias deste mês.
  • 2. Eike Batista

    2 /12(Patrick Fallon/Bloomberg)

  • É inevitável listá-lo. O Grupo EBX, de Eike Batista , protagonizou muitas das principais notícias do mês passado. Uma delas foi a renegociação das dívidas da EBX com o Mubadala, fundo soberano de Abu Dhabi. Eike foi aos jornais admitir que errou, frustrou muita gente, mas que foi o maior perdedor. Uma medida disso foi dada pela Bloomberg, que afirmou que Eike já não é mais bilionário. Sua fortuna seria, agora, de 200 milhões de dólares.
  • 3. Tim Cook

    3 /12(Justin Sullivan/Getty Images)

  • O sucessor do já lendário Steve Jobs no comando da Apple não deu boas notícias ao mercado em julho. Sob Tim Cook, a empresa divulgou o segundo tombo consecutivo no lucro trimestral – desta vez, de 22%. Os produtos da Apple também parecem ter perdido o encanto. Segundo a consultoria Strategy Analysts, as vendas de iPad despencaram e o mercado é dominado, agora pelos tablets com Android. Para os analistas, a Apple pode estar se tornando apenas “uma empresa comum”.
  • 4. Edir Macedo

    4 /12(Twitter Oficial de Edir Macedo)

    No início do mês, o Banco Central confirmou que o fundador da Igreja Universal do Reino de Deus virou banqueiro. Edir Macedo e sua esposa (foto) compraram 49% do Banco Renner. O casal foi autorizado a fechar o negócio como investidores estrangeiros. O valor da aquisição não foi divulgado.
  • 5. Murilo Ferreira

    5 /12(Eduardo Monteiro/EXAME.com)

    Pouco mais de dois anos após assumir a presidência da Vale , Murilo Ferreira deu início à implantação do maior projeto tocado por sua gestão – e da história da Vale. Trata-se do projeto da mina e da usina de beneficiamento de Serra Sul (S11D), em Carajás, no Pará. Orçado em 19,7 bilhões de dólares, o projeto vai ampliar a capacidade de produção da Vale em 90 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Sua operação está prevista para 2016.
  • 6. Mark Zuckerberg

    6 /12(David Paul Morris/Bloomberg)

    O fundador do Facebook ficou 3,8 bilhões de dólares mais rico neste mês. Com isso, Mark Zuckerberg acumula agora uma fortuna avaliada em 16,8 bilhões de dólares, superando medalhões do mundo da tecnologia, como Steve Ballmer, da Microsoft, e Michael Dell, da Dell. O motivo foi a valorização de 30% nas ações do Facebook – um prêmio dos investidores aos bons números trimestrais divulgados pela empresa.
  • 7. Jorge Paulo Lemann

    7 /12(Divulgação)

    Jorge Paulo Lemann e seus sócios, Marcel Telles e Beto Sicupira, mostraram que o estilo de gestão que implantam em suas empresas continua dando certo. A prova são os números divulgados por dois de seus principais negócios: a cervejaria AB Inbev , dona da brasileira Ambev, e o Burger King . No caso da AB Inbev, o lucro saltou 284% sobre o segundo trimestre de 2012. Já a rede de fast food lucrou 30,5% mais, acima da previsão dos analistas.
  • 8. Peter Löscher

    8 /12(Christopher Pledger /Latin Stock)

    O austríaco Peter Löscher foi demitido da presidência mundial da Siemens . Não foram os casos de corrupção em que a empresa se envolveu nos anos anteriores que derrubaram Löscher – seu esforço para colaborar com as autoridades e estancar essas práticas, aliás, foram elogiados. O executivo caiu por um motivo básico: não gerou os resultados prometidos e atrasou a entrega de uma série de projetos importantes, que geraram multas aos clientes.
  • 9. Roberto Setubal

    9 /12(Flávio Santana/Biofoto)

    O presidente do Itaú , Roberto Setubal, comandou mais um forte semestre para o banco. Entre janeiro e junho, o lucro da instituição foi de 7,2 bilhões – o maior já registrado por um banco brasileiro, para um primeiro semestre. Apesar disso, o Itaú reduziu sua expectativa de expansão da carteira de crédito para 2013.
  • 10. Maurice Levy e John Wren

    10 /12(Balint Porneczi/Bloomberg)

    Os dois executivos lideraram a criação do maior grupo de publicidade do mundo: a Publicis Omnicon. Agora, Maurice Levy (da Publicis , à esq. na foto) e John Wren (da Omnicon, à dir. na foto) se tornarão co-presidentes da nova empresa. O grupo nasce com um valor de mercado de 35,1 bilhões de dólares, 130.000 funcionários e faturamento estimado, em 2012, de 14 bilhões de dólares.
  • 11. Abilio Diniz

    11 /12(Alexandre Carvalho)

    Abilio Diniz comandou sua primeira divulgação de resultados como presidente do conselho de administração da BRF . O ex-dono do Grupo Pão de Açúcar afirmou que está impressionado com a empresa e seu potencial. Os analistas, porém, não se espantaram tanto com os números trimestrais da BRF. Apesar de disparar mais de 3.000%, para 208 milhões de reais, o resultado ficou abaixo das expectativas do mercado.
  • 12. Veja agora

    12 /12(Jonathan Alcorn/ Bloomberg)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame