São Paulo – Com uma frota mais nova e nenhum acidente aéreo em seu currículo, a Qantas foi eleita como a companhia aérea mais segura do mundo.
A constatação é do Airline Ratings.com, site de classificação mundial de segurança, a partir de um estudo feito com 449 empresas do setor.
O site divulgou hoje a lista das dez companhias de aviação mais seguras do mundo, com base em auditorias governamentais, número de acidentes e histórico operacional das empresas.
Liderado pela Qantas, o ranking traz ainda, em ordem alfabética, as companhias Air New Zealand, a Cathay Pacific Airways, British Airways, Emirates, Etihad Airways, EVA Air, Finnair, Lufthansa e Singapore Airlines.
"Qantas continua a liderar a indústria com inovações de segurança e sua frota é agora 7,9 anos mais jovem, graças ao investimento constante em renovação feito pela empresa desde que foi privatizada, em 1995," afirmou Geoffrey Thomas, à CNN hoje pela manhã.
Este ano, o site também inclui uma lista dos 10 melhores companhias aéreas mais seguras de baixo custo para 2015.
São elas, em ordem alfabética: Aer Lingus (Irlanda), Alaska Airlines (EUA), Icelandair (Islândia), Jetblue (EUA), Jetstar (Austrália), Kulula.com (África do Sul), Monarch Airlines (UK), Thomas Cook (UK), TUIfly (Alemanha) e WestJet (Canadá).
Ano difícil
De acordo com o site, não há dúvida que 2014 foi um ano ruim para a segurança aérea com alguns dos incidentes mais trágicos e bizarros da história moderna.
Mas os números podem enganar. No ano, 21 acidentes fatais com 986 mortes aconteceram, número acima da média dos últimos dez anos.
Entretanto, se considerado o número recorde de passageiros transportados – 3,3 bilhões em 27 milhões de voos – menos acidentes acontecem hoje que no passado.
Trata-se de um acidente fatal para cada 1,3 milhões de voos.
Nos últimos 50 anos havia um escalonamento de 87 acidentes com 1.597 mortos quando apenas 141 milhões de pessoas eram transportadas.
“Se os números absolutos forem considerados, voar hoje é mais seguro”, diz Kane Ray, analista do Bureau Internacional de Aviação, um grupo de consultoria de aviação global.
Quatro piores
Das 449 companhias avaliadas, 149 alcançaram a classificação máxima de sete estrelas dadas pela avaliação. Quase 50 tiveram apenas três estrelas ou menos.
Quatro das companhias aéreas mundiais só alcançaram uma estrela para a segurança.
Duas delas são do Nepal - Tara Air e Nepal Airlines – e as outras são a Scat Airlines do Cazaquistão e a afegã Kam Air.
- 1. Dias de festas
1 /12(SXC.Hu)
São Paulo – Aproveitar os dias de Natal e Ano Novo com uma viagem que te aproxima dos amigos e familiares pode ser um presente – mas também um tormento, se você depender de uma companhia aérea que não funciona. Quem viaja de avião nesta época do ano sabe o quanto é muitas vezes inseguro contar com a pontualidade das empresas. Pensando nisso, a Forbes fez uma avaliação do desempenho das companhias aéreas de 20 de dezembro a 6 de janeiro nos três últimos anos. Veja nas fotos quais empresas se saíram melhor e pior nos últimos três durante a época de festas.
2. Melhor: Hawaiian Airlines 2 /12(Hakilon/Wikimedia Commons)
De acordo com a publicação, a companhia foi a que melhor se saiu durante os dias entre Natal e Ano Novo, com uma taxa baixa de atrasos de voos e oferta de serviços equivalentes aos ofertados durante todo o ano.
3. Melhor: Alaska Airlines 3 /12(Jason Redmond/Reuters)
Em segundo lugar, a Alaska Airlines apresenta-se como a melhor opção para voos durante as férias. No entanto, a companhia teve duas vezes mais voos atrasados que sua concorrente do Pacífico. De acordo com dados da Bureau of Transportation Statistics, 15,4% dos voos da companhia nesta época do ano chegaram atrasados nos últimos três anos.
4. Melhor: Delta Air Lines 4 /12(Eric Thayer/AFP)
A americana Delta Air Lines ficou em terceiro lugar na avaliação já que 18,7% de seus voos saem atrasados nesta fase do ano. A companhia tem adotado mais serviços premium, que oferece conforto aos passageiros, mesmo que seus voos estejam atrasados.
5. Melhor: US Airways 5 /12(REUTERS/Larry Downing)
Apesar da fusão com a American Airlines, ainda é possível encontrar voos apenas da US Airways, por isso ela é avaliada separadamente da nova parceira desta lista – e avaliada como uma das cinco melhores, diga-se de passagem. As estatísticas da BST mostram que a companhia teve 80,3% de seus voos durante esses dias do ano voando de maneira pontual.
6. Melhor: Virgin America 6 /12(Wikicommons)
A companhia de Richard Branson, que só realiza voos nos Estados Unidos desde 2007, teve um bom desempenho, de acordo com o ranking – apenas um em cada cinco de seus voos estava atrasado durante Natal e Ano Novo. A experiência em voos de longa distancia, e não curta como faz a maioria de seus concorrentes, pode ter pesado nisso, aponta o estudo.
7. Pior: Southwest Airlines 7 /12(Scott Olson/Getty Images)
De acordo com a Forbes, apesar de tempestados de neve e outros contratempos terem atrapalhado a companhia de 2011 a 2013 nesta época do ano, a incidência de atraso sem justificativa ainda é muito alta: 33% de seus voos estavam atrasados nessa época.
8. Pior: Envoy 8 /12(GettyImages)
Envoy, novo nome da companhia American Eagle, opera hoje 220 aviões em cerca de 1.300 voo diários. Durante os feriados, os passageiros tiveram uma chance em três de se atrasar – apenas 66,3% chegavam ao destino no horário estipulado.
9. Pior: Express Jet 9 /12(WikimediaCommons)
A companhia, que faz parte da SkyWeat, realiza voos curtos, mas particularmente suscetível a atrasos nos feriados, segundo a Forbes. As estatísticas mostram que 35% dos voos da companhia estavam atrasados durante a temporada de férias ao longo dos últimos três anos.
10. Pior: JetBlue Airways 10 /12(Craig Warga/Bloomberg)
As férias são um desafio para a JetBlue, companhia especializada em voos de curta distancia e que está ampliando sua rede de ofertas de voo para o Caribe. De acordo com o BTS, 64% dos voos chegaram a tempo durante o Natal e Ano Novo.
11. Pior: Frontier Airlines 11 /12(Rick Wilking/Reuters)
Cerca de quatro em cada dez voos da companhia entre 2011 e 2013 sofreram atrasos. O fato da base da empresa da companhia ser em Denver, lugar exposto a riscos de mau tempo nesta época do ano, acaba contribuindo bastante para tal resultado, segundo a pesquisa.
12. Agora, confira as 20 melhores cias aéreas do mundo 12 /12(Luis Ascui/Getty Images)