Acompanhe:
seloNegócios

Projeto da Vale na Argentina deve ser vendido até outubro

A mineradora está em negociações para vender seu projeto de potássio na Argentina, e um acordo pode ser selado até outubro, segundo autoridade

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Produção de potássio: Vale suspendeu as operações no projeto em 2012, depois de não conseguir obter benefícios fiscais do governo argentino
 (Ariel Jerozolimski/Bloomberg)

Produção de potássio: Vale suspendeu as operações no projeto em 2012, depois de não conseguir obter benefícios fiscais do governo argentino (Ariel Jerozolimski/Bloomberg)

J
Juliana Castilla

Publicado em 9 de junho de 2015 às, 20h28.

Buenos Aires - A mineradora Vale está em negociações com vários investidores para vender seu projeto de potássio Rio Colorado, na Argentina, e um acordo poderia ser selado até outubro, afirmou o secretário argentino de Mineração, Jorge Mayoral, em entrevista nesta terça-feira.

A Vale suspendeu as operações no projeto em 2012, depois de não conseguir obter benefícios fiscais do governo argentino.

"Acreditamos que, se as negociações continuarem assim, teremos novidades antes de outubro", disse Mayoral.

A Vale, segunda maior empresa de mineração do mundo, já completou 45 por cento do projeto Rio Colorado e investiu cerca de 2,2 bilhões de dólares no local. A mineradora não quis comentar sobre as declarações do secretário.

"Temos estado com grupos de investidores chineses que mostraram interesse no projeto, enquanto a própria operadora brasileira tem falado com os investidores da Europa", disse Mayoral.

A empresa brasileira tinha planejado atingir uma produção de 4,3 milhões de toneladas de potássio por ano na segunda fase do projeto, mas decidiu deixá-lo em meio à queda do preço do minério e pela alta dos custos, além da questão dos incentivos fiscais e fortes controles no câmbio estabelecidos pelo governo argentino.

Mayoral disse o relançamento do Rio Colorado será em uma escala menor.

O projeto "será de 1,3 milhão de toneladas. O que dizemos é que o projeto está sujeito a uma reengenharia para colocá-lo em prática mais rapidamente, para fazê-lo produzir mais rápido, o natural é que se redimensione suas capacidades produtivas iniciais", disse.

Embora o secretário não tenha descartado um aumento na capacidade em fases posteriores, ele ressaltou que no momento só se pode projetar uma fase inicial.

A Vale é a maior produtora de minério de ferro do mundo. A matéria-prima a ser extraída na mina argentina será usada para a fabricação de fertilizantes.

Últimas Notícias

Ver mais
Votorantim Cimentos (VEBM) mais que dobra lucro e vai investir R$ 10 bi nos próximos anos
seloMercados

Votorantim Cimentos (VEBM) mais que dobra lucro e vai investir R$ 10 bi nos próximos anos

Há 3 horas

Upgrade do JPMorgan consolida novo consenso para a Embraer 
Exame IN

Upgrade do JPMorgan consolida novo consenso para a Embraer 

Há um dia

Após assumir como CEO, Nelson Kaufman aumenta fatia na Vivara
Exame IN

Após assumir como CEO, Nelson Kaufman aumenta fatia na Vivara

Há um dia

Milei quer mudar reajuste de aposentadorias na Argentina por decreto
Mundo

Milei quer mudar reajuste de aposentadorias na Argentina por decreto

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais