Porto Seguro FI REF DI CP: fundo completa dez anos com 153% de retorno acumulado
Fundo de investimento completa dez anos com uma jornada histórica de crescimento e rendimentos consistente
EXAME Solutions
Publicado em 21 de março de 2024 às 17h00.
Última atualização em 21 de março de 2024 às 17h00.
Disponível nas principais plataformas de investimento do país, o fundo Porto Seguro RF Referenciado DI Crédito Privado (DI CP) , atualmente o mais representativo na carteira da Porto Asset Management – gestora de recursos da Porto –, acaba de completar dez anos com a entrega de resultados consistentes.
Com a mesma equipe de gestão desde sua fundação, em 2014, o fundo tem como política garantir solidez. Para isso,osresponsáveis pela administração das alocações acompanham, diariamente, mudanças do cenário econômico e financeiro para ajustar estratégias e buscar oportunidades.
“O fundo pretende atingir o seu objetivo investindo em ativos que buscam superar a variação do CDI, de forma que, no mínimo, 95% dos ativos componentes de sua carteira estejam atrelados, direta ou indiretamente, a este parâmetro”, afirma Ricardo Espindola, portfolio manager de Crédito Privado na Porto Asset.
O que é o Porto Seguro FI REF DI CP
A carteira do DICP é composta de títulos de renda fixa, públicos e privados – como debêntures, certificados de depósito bancário (CDBs), letras financeiras, FIDCs sênior e operações compromissadas.
A alocação de crédito está em 70% do PL, em 76 emissores, sendo eles: 34% em créditos corporativos, em 43 emissores; 34% em créditos financeiros, em 24 emissores; 2% em FIDCs, em nove fundos. O spread médio da carteira de crédito está em 134 bps, com prazo médio de 2,1 anos.
Evolução do Porto Seguro FI REF DI CP: em dez anos, fundo performou acima do IPCA, da poupança e do CDI
“O DI CP é uma opção que proporciona uma experiência financeira sólida aos investidores, com objetivo de superar o CDI e liquidez diária. Ele é projetado para atender os mais diversos perfis de investidores e proporcionar equilíbrio entre crescimento consistente e proteção do capital”, destaca Espindola.
A carteira é aberta para pessoas físicas, jurídicas e Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), com investimento inicial de R$ 1.000.
“O fundo destaca-se pela abordagem dinâmica e cuidadosa, selecionando as melhores oportunidades de otimização de retornos para os investidores dentro do universo de ativos de baixo risco de crédito”, diz Espindola.
Para conhecer mais sobre a equipe e o fundo DI CP, confira o vídeo: