Por falta de peças, GM anuncia layoff em São José dos Campos

Empresa comunicou ao sindicato dos metalúrgicos da região que precisará afastar 600 funcionários de maneira temporária a partir da semana que vem

A General Motors (GM) vai suspender por pelo menos dois meses o segundo turno de produção na fábrica de São José dos Campos, no interior de São Paulo, em razão da falta de componentes que vem impedindo o funcionamento regular da indústria de automóveis.

A montadora já vinha tendo desde o início do ano muita dificuldade no abastecimento da linha, o que levou a algumas semanas mais curtas de produção, com um dia útil a menos. Hoje, contudo, a GM comunicou ao sindicato dos metalúrgicos da região que precisará afastar 600 funcionários em layoff (suspensão temporária de contratos de trabalho) a partir da semana que vem. Com isso, a fábrica passará a funcionar com um único turno de produção por pelo menos dois meses, período em que a montadora espera normalizar os estoques de insumos.

A empresa citou os componentes eletrônicos, em falta no mundo inteiro, entre os itens que estão faltando. Em São José, são montados o utilitário esportivo TrailBlazer e a picape S10.

Em Gravataí (RS), onde produz o compacto Onix, a GM também vai suspender contratos de trabalho a partir do mês que vem, após a volta dos trabalhadores das férias coletivas.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.