Por dentro do Centro de Distribuição da Avon, em Cabreúva

Investimento de valor: prédio verde da Avon custou 150 milhões de dólares, mas rende uma economia de energia de 32,4%

São Paulo – Com responsabilidade de entregar 70% de todos os pedidos de cosméticos feitos no país, o maior centro de distribuição da Avon em todo o mundo fica aqui no Brasil – mais precisamente em Cabreúva (SP). Essa unidade é uma das construções que consolida a campanha global de sustentabilidade da empresa, chamada “Viva o amanhã mais verde”.

Inaugurado em 2010, o Centro de Distribuição da Avon em Cabreúva custou 150 milhões de dólares para a empresa. A unidade ocupa 267 900 m² – sendo apenas 82 000 m² construídos. O restante é área verde. 

Atualmente a unidade entrega 70% de todo o volume de pedidos feito no Brasil. Em 2011, a unidade foi condecorada com a categoria Gold do certificado internacional de gestão de sustentabilidade Leadership in Energy and Environmental Design (Leed). 

O foco, segundo  Waltencyr Peixoto, gerente regional de segurança, saúde e meio ambiente da Avon para a América Latina, esteve na redução do consumo de energia. “Você parte de um projeto de engenharia básico e, a partir desse conteúdo, parte para substituições e correções que promovam a redução do consumo de energia”, diz. 

Para chegar à categoria Gold, a Avon precisaria apresentar um projeto com redução de, no mínimo, 14,5% de energia em comparação ao projeto inicial. Peixoto chegou a 32,8%. “Tivemos de fazer vários investimentos em vidro, para favorecer a iluminação natural, ampliação do pé direto para favorecer a climatização interna e até redução das perdas de energia por dispersão”, afirma o gerente regional. 

Preço

Ter um centro de distribuição verde, naturalmente, aumenta os gastos da empresa. Peixoto afirma que o projeto sustentável custa, em média, 4% mais para a empresa. “A medida que as empresas passaram a se atentar para o tema, os preços começaram a ficar mais interessantes.”

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.