Negócios

Petrobras oficializa financiamentos de US$ 1 bi para o Projeto Malhas

A Petrobras assinou hoje (1º/7), em Nova York, contratos de financiamentos no valor de 1 bilhão de dólares para a implantação do Projeto Malhas, que prevê a expansão das malhas de gasodutos das regiões Sudeste e Nordeste. O projeto conta com financiamento de cerca de 40% do Japan Bank for International Cooperation (JBIC), no valor […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Petrobras assinou hoje (1º/7), em Nova York, contratos de financiamentos no valor de 1 bilhão de dólares para a implantação do Projeto Malhas, que prevê a expansão das malhas de gasodutos das regiões Sudeste e Nordeste.

O projeto conta com financiamento de cerca de 40% do Japan Bank for International Cooperation (JBIC), no valor de 394 milhões de dólares. Também receberá 830 milhões (aproximadamente 256 milhões de dólares) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), além de 250 milhões de dólares de um pool de bancos internacionais com garantia fornecida pela Nippon Export and Investiment Insurance (NEXI) e de uma parcela de capital próprio de tradings japonesas.

No Golfo do México

A Petrobras e seus sócios BHP Billiton, Total e Amerada Hess anunciaram ontem a descoberta de petróleo no poço de Chinook, em águas ultraprofundas, no setor americano do Golfo do México. O tamanho da reserva ainda está em análise.

A Petrobras detém 30% de participação em Chinook, a BHP Billiton (operadora) tem 40%; a Total e a Amerada Hess possuem 15% de participação cada uma. Chinook está localizado a aproximadamente 32 quilômetros ao Sul da recente descoberta de Cascade, operado também pela BHP Billiton, no qual a Petrobras detém 25% de participação no poço perfurado no ano passado.

Mais energia

O governo sinalizou hoje a intenção de ampliar os investimentos na área de energia. Durante almoço com representantes da bancada nordestina da Câmara, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou que a próxima refinaria da Petrobras será construída no Nordeste.

Segundo informou à Agência Brasil o deputado Raul Jungmann (PMDB-PE), que participou do encontro, o presidente Lula também reafirmou a intenção de o governo de recriar a Sudene e prorrogar do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste. Ele também explicou que os parlamentares nordestinos anunciaram ao presidente o apoio da bancada às propostas das reformas previdenciária e tributária.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame