Petrobras e Vale estão entre as mais lucrativas das Américas

Ranking da consultoria Economática mostra brasileiras à frente de potências como a Microsoft e o Walmart

São Paulo - A Petrobras e a Vale estão entre as companhias mais lucrativas das Américas no ano passado. De acordo com a consultoria Economática, a Petrobras apresentou o segundo maior lucro líquido, 21,120 bilhões de dólares. A cifra é superior à da Microsoft, em terceiro lugar, com 20,568 bilhões, e só perde para a Exxon Mobil, com 30,460 bilhões.

Já a Vale aparece em sexto lugar, com 18,047 bilhões de dólares. A segunda maior mineradora do mundo aparece na frente de gigantes como a Apple (oitavo lugar, com 16,639 bilhões de dólares) e Walmart (14,965 bilhões, em nono lugar).

No ranking de rentabilidade, porém, o desempenho das brasileiras não é tão bom. Medido pelo retorno sobre o patrimônio (ROE), a Vale fica em quinto lugar, com 28,93% de ROE, e a Petrobras cai para o 15º, com 15,10%.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.