Exame Logo

Petrobras é líder em rentabilidade entre grandes companhias petrolíferas

A Petrobrás é líder de rentabilidade entre as maiores companhias de capital aberto do setor de gás e petróleo. Levantamento da Economática analisou os balanços de empresas nos Estados Unidos, México, Colômbia, Venezuela. Chile, Peru, Argentina, Brasil e Espanha, com patrimônio superior a 1 bilhão de dólares, e concluiu que a Petrobrás tem a melhor […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Petrobrás é líder de rentabilidade entre as maiores companhias de capital aberto do setor de gás e petróleo. Levantamento da Economática analisou os balanços de empresas nos Estados Unidos, México, Colômbia, Venezuela. Chile, Peru, Argentina, Brasil e Espanha, com patrimônio superior a 1 bilhão de dólares, e concluiu que a Petrobrás tem a melhor rentabilidade sobre o patrimônio.

A companhia brasileira tem um roe de 23,59% contra um roe de 15,36%, da Exxon Móbil, gigante americana do setor. Segundo balanço divulgado ontem pela SEC (Securities and Exchange Comission, a CVM americana), Exxon teve em 2002 um lucro líquido 11,4 bilhões de dólares, número muito superior ao lucro registrado pela Petrobrás no mesmo período que foi de 2,3 bilhões de dólares. O Patrimônio líquido da Exxon em dezembro foi de US$ 74,6 bilhões contra US4 10,4 bilhões da Petrobrás.

Veja também

Entre as empresas da América Latina e de Espanha, a Petrobrás ocupa posição de destaque. A companhia apresenta o segundo maior lucro líquido e o quinto patrimônio líquido entre as empresas latinas avaliadas pela Economática. O estudo não considerou empresas de capital fechado, como Pemex (México) e PDVSA (Venezuela).

Cooperação bilateral

O desenvolvimento da indústria petrolífera foi tema de um encontro entre empresários do Brasil e da Venezuela. Segundo divulgou a Agência Brasil, nos dias 27 e 28/3, propostas de cooperação bilateral entre os dois países foram analisadas em um evento em Caracas que reuniu representantes da Petrobrás, BNDES, Banco do Brasil, Embrapa e da Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação (SBCE). Entre os 104 empresários brasileiros que participaram do encontro também estavam representantes dos setores de siderurgia, agroindústria, construção civil e bens de capital.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame