Exame Logo

Petrobras compra Suzano Petroquímica por R$ 2,1 bilhões

Negócio transforma a Petrobras em segunda maior petroquímica do país

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Petrobras fechou a compra da Suzano Petroquímica por 2,1 bilhões de reais na tarde desta sexta-feira (2/8). O acordo foi assinado com a atual controladora da companhia, a Suzano Holding. A Petrobras pagará 13,4 reais por ação ordinária e 10,4 reais por preferencial da empresa. O valor pago pelas ações preferenciais da companhia é praticamente o dobro da cotação corrente. Nesta sexta-feira, esses papéis eram negociados por 5,74 reais. Com o negócio, a Petrobras torna-se a segunda maior companhia petroquímica do país, atrás apenas da Braskem.

As primeiras avaliações do mercado são positivas. "A transação é positiva para todos, porque caminha no sentido da consolidação do mercado petroquímico", afirma Marcos Paulo Fernandes, analista de investimento da Fator Corretora. De acordo com ele, o preço pago pela Suzano é justo e a Petrobras não terá dificuldades em quitá-lo, já que possui uma geração de caixa anual superior a 40 bilhões de reais.

Veja também

A Suzano Petroquímica é uma das maiores produtoras de resinas de polipropileno da América Latina, um tipo de plástico muito comum na produção de embalagens e utensílios domésticos. A companhia possui capacidade anual para fabricar 685.000 toneladas do material e conta com três unidades industriais: Mauá (SP), Duque de Caxias (RJ) e Camaçari (BA). Até 2008, os planos são de aumentar a capacidade instalada em 190.000 toneladas, por meio da ampliação das plantas paulista e fluminense. A empresa também possui participações na Riopol, fabricante de polietileno, e na Petroflex, de elastômeros. No ano passado, sua receita líquida foi de 2,385 bilhões de reais.

Já a Petrobras atua no setor petroquímico por meio de sua subsidiária integral Petroquisa. No ano passado, a empresa registrou receita líquida de 1,009 bilhão de reais. A Petroquisa mantém participações em diversas companhias do setor, como a Braskem - maior petroquímica do país - e Copesul.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame