Exame Logo

Parmalat divulga, na Itália,;plano para reestruturar dívidas

A matriz do grupo italiano Parmalat Spa apresentou, nesta quinta-feira (15/7), aos credores seu plano para reestruturar as dívidas da companhia, estimadas em 14 bilhões de euros (cerca de 17 bilhões de dólares). A proposta é trocar os débitos por ações da nova Parmalat, que está sendo criada pelo governo italiano. A negociação das ações […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A matriz do grupo italiano Parmalat Spa apresentou, nesta quinta-feira (15/7), aos credores seu plano para reestruturar as dívidas da companhia, estimadas em 14 bilhões de euros (cerca de 17 bilhões de dólares). A proposta é trocar os débitos por ações da nova Parmalat, que está sendo criada pelo governo italiano. A negociação das ações da futura companhia devem começar no início de 2005, na bolsa de valores de Milão. A principal queixa dos credores é que, pelo plano, o valor da nova companhia equivalerá a 11,3% da Parmalat original, acarretando fortes perdas para os futuros acionistas.

A reestruturação ainda precisa ser aprovada pelo Ministério da Indústria da Itália, que já se comprometeu a emitir um parecer ainda neste ano. Enquanto isso, os credores da Parmalat vêem sua possibilidade de reaver seu dinheiro mais distante. Segundo o jornal americano The Wall Street Journal, as empresas que possuem dívidas com unidades da Parmalat ainda em operação tentam reaver seus créditos integralmente e em espécie.

Veja também

A Parmalat declarou-se insolvente em dezembro, após revelar fraudes na sua contabilidade, como, por exemplo, uma conta inexistente no Bank of America, na qual estariam depositados 4 bilhões de euros. Os auditores e interventores que assumiram a direção da companhia, por determinação do governo italiano, suspeitam que a antiga diretoria cometia fraudes na gestão dos negócios desde o início da década de 90.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame