Exame Logo

Pão de Açúcar compra as ações do Assai que ainda não possuía

Com a aquisição, a rede de supermercados passa a deter 100% do controle acionário de sua empresa de "atacarejo"

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

O Grupo Pão de Açúcar comprou a fatia de 40% do capital social de sua subsidiária Assai que ainda não possuía. A rede Assai atua no chamada "atacarejo", com a venda de produtos no atacado para pequenos negócios, como pizzarias e restaurantes. O Assai pertencia a Rodolfo Junji Nagai e Luiz Fumikazu até o final de 2007, quando o Pão de Açúcar comprou 60% do negócio.

O valor a ser pago pelos 40% restantes é de 175 milhões de reais, em três parcelas: a primeira, no valor de 25 milhões de reais, dez dias após a celebração do contrato de compra e venda dos papéis, o que deve acontecer nesta semana; a segunda, no valor de também 25 milhões de reais, que será paga no dia 15 de dezembro; e a terceira e última parcela, no valor de 125 milhões de reais, a ser paga em 15 de janeiro de 2011.

Veja também

O grupo Pão de Açúcar informou ainda que Nagai e Fumikazu devem atuar como assessores do grupo durante o processo de transição. Nesse caso, a empresa pagará a eles a quantia adicional de 25 milhões de reais juntamente com a última parcela, no dia 15 de janeiro do ano que vem. Todos os valores serão corrigidos de acordo com a variação do CDI (Certificados de Depósitos Interbancários) desde a assinatura do contrato até as datas de pagamento.

Segundo José Roberto Tambasco, vice-presidente de operações do Grupo Pão de Açúcar, a meta do grupo é dobrar os pontos de vendas com a bandeira Assai em um ano e meio e fortalecer sua marca. “É fundamental o auxílio do Nagai e Fumikazu para que possamos escolher com mais acertividade os pontos para expansão. Estamos analisando todo o tipo de lugar e condição”, afirmou Tambasco.

A transação foi motivada pela alta performance de vendas por metro quadrado do modelo de "atacarejo" oferecido pelo Assai. “Aumentamos a possibilidade de conversões de lojas Pão de Açúcar que apresentam desempenho abaixo do esperado para uma bandeira Assai”, afirmou Abílio Diniz, dono do Grupo Pão de Açúcar.

Das 18 lojas inauguradas recentemente pelo grupo, nove delas foram convertidas para a bandeira Assai e apresentaram um crescimento bastante significativo, segundo Enéas Pestana, vice-diretor financeiro do Pão de Açúcar.

Além de expandir e otimizar a atuação do grupo no segmento "atacarejo", o Pão de Açúcar busca reduzir suas despesas administrativas por meio das sinergias provenientes da transação. Diniz ressaltou ganhos em sinergia nas áreas de TI (Tecnologia da Informação), logística, compras, importação e no desenvolvimento de marcas.

No momento, a operação está sujeita á aprovação do Conselho de Administração e dos Acionistas do Pão de Açúcar.

Na avaliação da corretora Socopa, a notícia é positiva para a rede de supermercados apesar de ser aguardada há mais de um ano.

Às 12h50, os papéis preferenciais do Pão de Açúcar (PCAR5) se valorizavam 0,77%, para 40,61 reais. Enquanto o Ibovespa caia 0,32%, para 49.062 pontos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame