Exame Logo

Orange faz oferta para comprar Jazztel por € 3,4 bi

Negócio poderia ajudar a companhia francesa a ultrapassar a rival Vodafone no mercado móvel na Espanha

O operador telefônico francês Orange: oferta pela Jazztel é de 13 euros por ação em dinheiro (Eric Piermont/AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2014 às 17h42.

Paris/Madri - A Orange fez oferta para comprar a operadora de telecomunicações espanhola Jazztel por cerca de 3,4 bilhões de euros (4,4 bilhões de dólares), um negócio que poderia ajudar a companhia francesa a ultrapassar a rival Vodafone no mercado móvel no país.

A oferta da Orange pela Jazztel é de 13 euros por ação em dinheiro, avaliando-a em 3,4 bilhões de euros. A companhia francesa pagará pela aquisição com os bônus híbridos e um aumento de capital de até 2 bilhões de euros.

Veja também

O presidente do Conselho de Administração da Jazztel, Leopoldo Fernandez Pujals, concordou em vender sua fatia de 14,5 por cento.

"Nós estamos fazendo este negócio para acelerar nosso crescimento na Espanha, particularmente nas ofertas fixo-móvel convergentes", disse o presidente-executivo da Orange, Stephane Richard.

A consolidação dos negócios de telecomunicações na Espanha está sendo preparada há meses, guiada pela dura competição e queda nos preços durante a recessão do país.

Quando a segunda operadora móvel Vodafone Group concordou em comprar operadora a cabo Ono em março por 7,2 bilhões de euros, a Orange se viu isolada em seu segundo maior mercado, sem rede de linha fixa.

E a líder Telefónica tem mais pressionado cada vez com pacotes com desconto de serviços fixos e móveis para manter os clientes.

A Orange contratou o Bank of America Merrill Lynch para examinar opções na Espanha, disseram fontes à Reuters e o banco passou a aconselhar sobre o negócio com a Jazztel.

A Jazztel daria à Orange cerca de 1,5 milhão de assinantes de banda larga. Ela pretende manter as duas marcas.

Acompanhe tudo sobre:Fusões e AquisiçõesNegociaçõesTelecomunicações

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame