Exame Logo

O que é o Brazil Climate Action Hub e como será a participação na COP26

O Brazil Climate Action Hub terá um espaço exclusivo na COP26 e receberá brasileiros de diferentes instituições para debater mudanças climáticas e outras ações; entenda

(Leonhard Foeger/Reuters)

Marina Filippe

Publicado em 27 de outubro de 2021 às 07h00.

Última atualização em 5 de novembro de 2021 às 12h53.

Às vésperas da COP26 , um grupo de brasileiros se prepara para embarcar com destino ao evento que ocorre na primeira quinzena de novembro em Glasgow, na Escócia, e participar ativamente das discussões acerca das mudanças climáticas e do futuro da humanidade.

A EXAME estará na COP26. Acompanhe as novidades em primeira mão.

Veja também

Neste cenário está o Brazil Climate Action Hub, formado em 2019 por diversas organizações da sociedade civil, sendo agestão da iniciativa a cargo de três instituições: oInstituto Clima e Sociedade (iCS), oInstituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM)e oInstituto ClimaInfo.

Na COP26 o Hub terá um espaço físico dentro da blue zone, com eventos ao longo das duas semanas. Por lá, espera-se, por exemplo, painéis que debatam o papel do Brasil na limitação do aquecimento global, a participação de comunidades negras e indígenas nas conversas de clima e mais.

“Estamos surpresos com o número de participações de brasileiros nesta COP. Há a confirmação da sociedade civil, ambientalistas, representantes de povos indígenas, movimentos negros, representantes empresariais e muito mais. Temos percebido uma adesão diversa da sociedade brasileira”, diz Cyntia Feitosa, coordenadora de projetos do Instituto do Clima e Sociedade, organização participante do Brazil Climate Action Hub.

Para contemplar o maior número de interessados possíveis, e ir além das barreiras sanitárias da COP que permitirá, em média, 25 pessoas em um painel do Brazil Climate Action Hub, a organização prepara eventos híbridos, com transmissões ao vivo.

“Por conta das restrições o espaço será maior do que na última COP, em Madrid, e terá 80 metros quadrados, sendo 16 metros de um estúdio para gravação de entrevistas e outros conteúdos”, diz Feitosa.

Os participantes desses painéis foram selecionados de forma a gerar uma conversa com agentes diversos, considerando um formulário aberto de consulta, priorizando quem poderia estar presencialmente na Conferência, e tendo a escolha final com ajuda dos organizadores.

De acordo com Feitosa, este mecanismo de participação da sociedade civil é extremamente relevante. “A pandemia evidenciou a efetividade da participação dos grupos e necessidade da presença de quem mais sofre e sofrerá com as mudanças climáticas, como os jovens e a população mais vulnerável”, afirma.

Para ela, apesar do contexto desafiador que deixa muitos representantes de fora da COP por questões logísticas e financeiras ocasionadas também pela pandemia, haverá uma participação relevante de pessoas que merecem destaque nas discussões para além dos líderes governamentais presentes nos eventos oficiais.

O Brazil Climate Action Hub

O Brazil Climate Action Hub foi criado em 2019 por diversas organizações da sociedade civil brasileira para dar visibilidade à ação climática brasileira durante a COP25, realizada em Madri, na Espanha.

O Hub tornou-se referência do Brasil na Conferência, e foi sede de mais de 50 eventos ao longo de duas semanas de evento, com apresentação de estudos, iniciativas, soluções e experiências de políticas públicas que já estão sendo desenvolvidas no Brasil para atingir os objetivos do Acordo de Paris. Já na COP26, os principais objetivos são:

A programação completa da organização será disponibilizada no site oficial.

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.
1
2
3
4
5

 

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.

 

Acompanhe tudo sobre:COP26Sustentabilidade

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame