Negócios

Marcopolo e Tata Motors formam parceria na Índia

Empresas produzirão ônibus para atender a mercado indiano e exportar

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.

O grupo Marcopolo, sediado no Rio Grande do Sul, anunciou que formará uma parceria com a Tata Motors, maior companhia indiana do setor automotivo. As duas empresas investirão inicialmente 13,3 milhões de dólares no empreendimento, estabelecido na Índia, que administrarão em conjunto.

Pelo acordo, a Marcopolo - dona de 49% da nova companhia- e a Tata - com 51% de participação - produzirão ônibus urbanos, rodoviários, minis e microônibus que serão vendidos no mercado indiano e exportados. Para a Marcopolo, o negócio representará uma ampliação da presença mundial da empresa, que já atua na América Latina, Europa, África e Oriente Médio. "O negócio firmado com a Tata Motors nos ajudará a estender nossa presença em outros importantes mercados, como a Índia e futuros países que poderão ser atendidos pela joint venture", afirmou, em nota, o presidente da Marcopolo, Paulo Bellini.

Já para a Tata Motors, o negócio significa embarcar no desenvolvimento do sistema viário indiano. "A joint venture com a Marcopolo irá permitir à Tata Motors atender com sucesso à crescente demanda na Índia e em outros importantes mercados internacionais", disse, também em nota. Enquanto a Marcopolo ficará responsável pela produção dos ônibus, a Tata se encarregará da comercialização.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

S&P 500: empresa de ex-sócio de Elon Musk é a melhor ação de 2024; veja quanto rendeu

Como o Sebrae impulsiona o empreendedorismo feminino no Brasil

Sucesso nos anos 1980, Nestlé relança Chocolate Surpresa

Maior distribuidora de quadrinhos do mundo entra em recuperação judicial