- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Lucro do Itaú sobe 11% para R$ 7,15 bilhões no terceiro trimestre
A carteira de crédito total ajustada atingiu 689 bilhões de reais em setembro, avanço de 8,3% em relação ao mesmo período de 2018
Modo escuro
Itaú: de julho a setembro, as despesas não decorrentes de juros alcançaram 12,8 bilhões de reais, alta de 1,2% em relação ao mesmo período de 2018 (Sergio Moraes/Reuters)
Publicado em 4 de novembro de 2019 às, 20h05.
Última atualização em 4 de novembro de 2019 às, 20h30.
São Paulo - O banco Itaú Unibanco reportou na noite desta segunda-feira (4) um lucro líquido recorrente de 7,15 bilhões de reais, referente ao terceiro trimestre de 2019, uma alta de 11% em relação ao mesmo período de 2018. O resultado se deve principalmente ao crescimento de 8,3% da carteira de crédito total ajustada da instituição que atingiu 689 bilhões de reais, em setembro. Nessa seara, os principais motores foram as carteiras de crédito voltadas para pessoas físicas e de micro, pequenas e médias empresas, resultando em avanços de 15%e 25%, respectivamente.
Apesar do crescimento da carteira, o índice de inadimplência medido por créditos vencidos há mais de 90 dias permaneceu na casa dos 2,9%, mesmo patamar do intervalo de comparação.
"Vale destacar também a retomada da demanda por crédito no segmento de grandes empresas, que cresceu anualmente pela primeira vez em três anos", destaca Milton Maluhy, vice-presidente executivo, CFO e CRO do Itaú Unibanco.
De julho a setembro, as despesas não decorrentes de juros alcançaram 12,8 bilhões de reais, alta de 1,2% em relação ao mesmo período de 2018.
Entre janeiro e setembro, o banco distribuiu 11 bilhões de dólares aos mais de 239 mil acionistas do banco. No terceiro trimestre, o retorno sobre o patrimônio líquido foi de 23,5%.
"Este foi um trimestre em que evoluímos em nossa transformação para caminharmos em direção à liga das melhores empresas do mundo em satisfação de clientes. Realizamos o piloto do iti, que agora chega a todos os brasileiros, e avançamos em outros projetos importantes em nossa jornada de digitalização, como a recém-anunciada aquisição da Zup. Ao mesmo tempo, nos preparamos para colher os benefícios da melhora que projetamos para o ambiente econômico, decorrente da aprovação da reforma da Previdência e da continuidade da agenda de reformas, concessões e privatizações", diz Candido Bracher, presidente do Itaú Unibanco, em relatório.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Veículo de luxo financiado? Entenda por que essa pode ser uma boa opção
Mercado Livre de Energia inaugura uma nova era para as PMEs
O que as lideranças devem ter no radar para 2024, segundo o CEO da Falconi
Feirão oferece taxas a partir de 1,18% na compra de veículos
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.