São Paulo - Várias companhias do mundo aderiram nessa quinta-feira (6) à campanha global lançada pelo LinkedIn , chamada “ Dia de Levar os Pais ao Trabalho ”.
O objetivo da iniciativa é aproximar os colaboradores de empresas de seus pais, que terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a profissão e o cotidiano de seus filhos no ambiente de trabalho .
Funcionários de empresas como a SAP, IBM, AES Eletropaulo e Logitech terão a oportunidade de levar os pais a seus escritórios e até mesmo agradecê-los pelo incentivo durante suas carreiras.
A ação foi lançada em 2013, após uma pesquisa realizada pela empresa revelar que mais de um a cada três pais não sabem ao certo como é o trabalho de seus filhos.
Nesta segunda edição, um estudo mostra que quase 70% dos pais brasileiros acham que impactam diretamente na carreira dos filhos, tendo como principal indício para essa influência o apoio financeiro na educação (65%), conselhos profissionais (58%) e moradia (50%).
A primeira ação da campanha teve participação de cerca de 15 mil pessoas em 14 países.
Nesse ano, o evento conta com a participação de 16 países ao redor do mundo.
- 1. Onde o clima não pesa
1 /27(Dreamstime)
São Paulo - Um
ranking feito pelo site de empregos Glassdoor apontou as empresas cujos
ambientes de trabalho são mais bem avaliados nos Estados Unidos. A cultura corporativa e os valores de cada empregador receberam notas de 1 a 5 de funcionários e ex-funcionários, de forma anônima. Empresas do setor de internet, como
Twitter e
Google , geralmente associadas com culturas informais e descontraídas, dominam o topo do ranking. Confira a lista a seguir:
2. 1. Twitter 2 /27(Emmanuel Dunand/AFP)
Nota para a cultura: 4.5 Setor: Rede social Por que é agradável? A cooperação mútua e a preocupação com o equilíbrio entre vida pessoal e profissional são alguns dos pontos fortes lembrados por colaboradores e ex-colaboradores.
3. 2. Edelman 3 /27(Divulgação/Facebook/Edelman)
Nota para a cultura: 4.4 Setor: Relações Públicas Por que é agradável? Quem trabalha ou já trabalhou na empresa diz que os chefes são abertos para responderem a perguntas. A cultura também é descrita como divertida e relaxada.
4. 3. Google 4 /27(Justin Sullivan / Getty Images)
Nota para a cultura: 4.4 Setor: Internet Por que é agradável? Empregados e ex-empregados dizem que o clima é informal e há espaço para conhecer pessoalmente os colegas em viagens e piqueniques.
5. 4. Riverbed 5 /27(Divulgação/Facebook/Riverbed)
Nota para a cultura: 4.3 Setor: Equipamentos para computador Por que é agradável? Há bastante independência e abertura para a criatividade, segundo relatos. Além disso, há expectativa por resultados sem incentivo à hostilidade entre colegas.
6. 5. Facebook 6 /27(Reprodução)
Nota para a cultura: 4.3 Setor: Rede social Por que é agradável? Colaboradores antigos e atuais dizem que há abertura para dar feedback. Também é permitido fazer perguntas a qualquer um, até mesmo ao fundador Mark Zuckerberg.
7. 6. Southwest Airlines 7 /27(Scott Olson/Getty Images)
Nota para a cultura: 4.3 Setor: Transporte aéreo Por que é agradável? De acordo com quem já trabalhou na empresa, existe muito espaço para a diversão. Os gestores são descritos como gentis e amigáveis com a equipe.
8. 7. Chick-fil-A 8 /27(Divulgação/Facebook/Chick-fil-A)
Nota para a cultura: 4.3 Setor: Restaurante de fast-food Por que é agradável? Comida grátis, horários flexíveis e sensação de estar trabalhando numa “família” são algumas vantagens apontadas por funcionários e ex-funcionários.
9. 8. National Instruments 9 /27(Wikimedia Commons)
Nota para a cultura: 4.2 Setor: Hardware e software para engenharia Por que é agradável? De acordo com relatos, a empresa incentiva o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Clima descontraído e festas na varanda também ajudam a manter o bom humor.
10. 9. Chevron 10 /27(Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
Nota para a cultura: 4.2 Setor: Energia Por que é agradável? Quem já passou pela empresa valoriza a oferta de horários flexíveis. Também há cuidado com a segurança e com a ergonomia dos colaboradores.
11. 10. H-E-B 11 /27(Wikimedia Commons)
Nota para a cultura: 4.2 Setor: Supermercados Por que é agradável? Segundo relatos, a empresa presta atenção ao bem estar dos colaboradores, desencorajando qualquer forma de discriminação de gênero, origem, etc.
12. 11. Apple 12 /27(Anthony Wallace/AFP)
Nota para a cultura: 4.1 Setor: Tecnologia Por que é agradável? Colaboradores e ex-colaboradores dizem que há um grande senso de propósito e espírito de equipe. Canecas, camisetas e outros “mimos” são dados aos funcionários como símbolo de reconhecimento.
13. 12. Nike 13 /27(Divulgação/Nike)
Nota para a cultura: 4.1 Setor: Calçados Por que é agradável? O ambiente é descrito como amigável e descontraído. É permitido usar roupas informais para trabalhar.
14. 13. Intuit 14 /27(Wikimedia Commons)
Nota para a cultura: 4.1 Setor: Software e serviços de contabilidade Por que é agradável? A empresa dá autonomia ao funcionário, de acordo com algumas avaliações de quem trabalha ou já trabalhou lá. Os colaboradores têm luz verde para cumprir horários flexíveis e trabalhar de casa.
15. 14. Wegmans 15 /27(Wikimedia Commons)
Nota para a cultura: 4.1 Setor: Supermercado Por que é agradável? Estabilidade, respeito e pouco estresse são lembrados como pontos fortes por quem já trabalhou ou ainda trabalha na empresa.
16. 15. CDW 16 /27(Divulgação/Facebook/CDW)
Nota para a cultura: 4.1 Setor: Tecnologia Por que é agradável? Colaboradores atuais e antigos dizem que a empresa apoia a diversidade e valoriza quem demonstra energia para trabalhar.
17. 16. Genentech 17 /27(Coolcaesar/Wikimedia Commons)
Nota para a cultura: 4.1 Setor: Biotecnologia Por que é agradável? Segundo relatos, a empresa oferece boa infra-estrutura para o trabalho, além de investir em alternativas para relaxar e divertir os funcionários.
18. 17. Walt Disney 18 /27(GettyImages)
Nota para a cultura: 4.0 Setor: Entretenimento Por que é agradável? Ambiente descontraído, bilhetes grátis para parques, descontos e outras vantagens para funcionários são considerados grandes atrativos.
19. 18. USAA 19 /27(Divulgação/Facebook/USAA)
Nota para a cultura: 4.0 Setor: Seguros Por que é agradável? Horários flexíveis e permissão para trabalhar de casa são algumas vantagens apontadas por funcionários e ex-funcionários.
20. 19. Adobe 20 /27(David Paul Morris/Bloomberg)
Nota para a cultura: 4.0 Setor: Tecnologia Por que é agradável? Funcionários e ex-funcionários descrevem o clima da empresa como colaborativo, divertido e aberto. O espaço físico do escritório também é elogiado.
21. 20. P&G 21 /27(Scott Olson/ Getty Images)
Nota para a cultura: 4.0 Setor: Bens de consumo Por que é agradável? Pessoas ligadas à empresa destacam a boa relação entre membros da equipe, o ambiente saudável e o incentivo ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
22. 21. Citrix 22 /27(Divulgação/Facebook/Citrix)
Nota para a cultura: 4.0 Setor: Tecnologia Por que é agradável? Há abertura para contribuições individuais, com ampla visibilidade, sem que o colaborador precise ser muito bem relacionado ou ocupar um cargo de chefia.
23. 22. REI 23 /27(Divulgação/Facebook/REI)
Nota para a cultura: 4.0 Setor: Produtos para atividades outdoor Por que é agradável? Quem já esteve ou ainda está na empresa afirma que as opiniões pessoais são respeitadas e ninguém é julgado por fazer uma pergunta “boba”.
24. 23. Discover 24 /27(Wikimedia Commons)
Nota para a cultura: 4.0 Setor: Cartões de crédito Por que é agradável? Colegas amigáveis, tempo para cuidar da vida pessoal e valorização da diversidade são pontos a favor da empresa.
25. 24. Progressive 25 /27(Divulgação/Flickr/Progressive Insurance)
Nota para a cultura: 3.9 Setor: Seguros Por que é agradável? Segundo resenhas, cuida-se da qualidade da comunicação e da necessidade de balancear vida profissional e pessoal dos funcionários.
26. 25. NetApp 26 /27(Phil Wiffen / Creative Commons)
Nota para a cultura: 4.5 Setor: Tecnologia Por que é agradável? Atmosfera divertida, equipe amigável e recompensas para a criatividade são os pontos fortes da empresa, na visão de quem trabalha ou já trabalhou nela.
27. Agora veja os 10 cursos com as piores perspectivas de carreira nos EUA 27 /27(Sara Haj Hassan/Stock.xchng)