Negócios

Kroton estuda vender sistema de ensino Pitágoras

Sistema valeria cerca de 500 milhões de reais, segundo o mercado

Formandos da Kroton: sistemas de ensino movimentam o mercado

Formandos da Kroton: sistemas de ensino movimentam o mercado

DR

Da Redação

Publicado em 3 de maio de 2011 às 19h43.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo - A Kroton Educacional, um dos maiores grupos de educação do país, estuda vender seu sistema de ensino Pitágoras. Segundo apurou EXAME, o banco Itaú BBA já foi contratado para encontrar um comprador para o negócio. A ideia é separar a o sistema de ensino do restante da empresa, numa operação chamada pelo mercado de spin-off, e então vendê-lo. Procurados, Kroton e Itaú BBA não quiseram comentar a notícia.

No início de agosto, a Kroton já havia anunciado que estava estudando parcerias e a venda de ativos. O objetivo com a venda do Pitágoras é capitalizar a empresa para novas aquisições no ensino superior, onde pretende focar suas operações. Na avaliação de analistas de mercado, o sistema de ensino da Kroton valeria cerca de 500 milhões de reais.

Em março deste ano, a empresa concluiu a compra da rede de faculdades mato-grossense Iuni por 272 milhões de reais e dobrou de tamanho, chegando a 86.000 alunos de ensino superior. Ficou, no entanto, quase sem dinheiro para novas investidas no setor. Hoje são apenas 35 milhões de reais disponíveis em caixa, excluindo o comprometimento da empresa com empréstimos e financiamentos.

Ao colocar o Pitágoras à venda, a Kroton pretende aproveitar o momento de grande movimentação no mercado de sistemas de ensino. Apenas no último mês, três negócios foram anunciados: a Abril Educação (empresa do Grupo Abril, que edita EXAME) comprou o Anglo, que possui o segundo maior sistema de ensino do país, o grupo inglês Pearson adquiriu o sistema de ensino da rede SEB e a empresa de participações Buffalo Investimentos acertou a compra da operação de apostilas do grupo Universitário.

 Leia mais sobre o setor de educação

Acompanhe as notícias de Negócios no Twitter

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasSetor de educaçãoCogna Educação (ex-Kroton)EducaçãoFusões e Aquisições

Mais de Negócios

Maior grupo de mídia do RS compra empresa de publicidade presente em mais de 50 cidades

Como Lacoste, Kopenhagen e uma academia de luxo buscam fidelizar clientes

Ela deixou o banco para vender imóveis. Duas décadas depois, soma US$ 600 milhões em negócios

Dono da Johnny Rockets no Brasil vai abrir 10 novas lojas e faturar R$ 350 milhões em 2026