Exame Logo

Justiça dos EUA concede mais prazo à Varig

Apesar da vitória na justiça americana, Varig teve um revés nesta sexta-feira: a Anac proibiu a companhia de operar apenas a ponte-aérea

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A nova Varig, agora controlada pela VarigLog, registrou nesta sexta-feira (21/7) uma pequena vitória e uma pequena derrota. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu a companhia de operar apenas a ponte-aérea Rio-São Paulo. A decisão ainda não teria sido notificada oficialmente, segundo a empresa. Mas, pela decisão da Anac, a aérea teria de reassumir vôos nacionais e internacionais que suspenderia temporariamente. Na noite desta sexta, a Varig divulgou nota informando que retomará algumas rotas já a partir do fim de semana ( veja, abaixo, as rotas que a companhia irá operar ).

Ao contrário da má notícia no Brasil, a Varig conseguiu uma vitória no exterior. A Justiça dos Estados Unidos prorrogou até 14 de setembro o prazo de uma liminar que protege a companhia do arresto de aviões por empresas de leasing. A medida expirava nesta sexta-feira.

Veja também

O juiz Robert Drain, da Corte de Falências de Nova York, já vinha estendendo o prazo da liminar, à espera de uma solução para a companhia, endividada em 7,9 bilhões de reais. Contestada nos tribunais americanos pelas empresas de leasing, a Varig chegou a reduzir suas operações internacionais e domésticas, no mês passado, para manter paradas mais de vinte aeronaves envolvidas nos processos.

Nesta quinta-feira (20/7), a Varig foi arrematada por sua ex-subsidiária VarigLog, em um lance de 24 milhões de dólares (cerca de 52 milhões de reais). Agora a VarigLog precisa depositar 75 milhões de dólares na companhia para que a operação seja homologada pela Justiça.

Veja as rotas que a Varig manterá:

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame