Negócios

JBS-Friboi fecha parceria para engorda de gado nos EUA

Ações da companhia disparam 10% e são a maior alta do dia, com recebimento positivo do anúncio

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Em dia de forte oscilação no mercado brasileiro, o Ibovespa, principal índice de referência da bolsa no país, fechou em leve alta de 0,30%. As ações da JBS Friboi (JBSS3), porém, foram destaque entre as valorizações do dia: se descolando do índice, os papéis dispararam 10,33% e fecharam negociadas a 6,73 reais.

Uma das explicações para o forte desempenho das ações da companhia são os detalhes divulgados pelo frigorífico na véspera sobre a aquisição do confinamento do Five Rivers CattleFeeding, que opera confinamentos de gado nos Estados Unidos.

Segundo a JBS, os principais benefícios do negócio incluem o controle de um confinamento com capacidade de produzir/engordar 1,5 milhão de cabeças de gado por ano e o fornecimento contínuo de gado para plantas de processamento de carne a preços de mercado. Além disso, foi criada a oportunidade de desenvolver programas customizados de alimentação de gado para alguns clientes.

Por outro lado, dentre os desafios que a JBS citou para manter as atividades dessa operação foi a tomada de linhas de capital de giro para a compra de centenas de milhares de gado, já que o ciclo do confinamento é de, em média, de três a cinco meses.

Quando a JBS adquiriu o Grupo Smithfield Beef no fim do ano passado, foi realizada a aquisição de 100% de participação no Five Rivers CattleFeeding. A brasileira decidiu dividir sua participação na JBS Five Rivers com a J&F Oklahoma, dona dos animais engordados nos Estados Unidos.

"A JBS decidiu explorar uma estrutura alternativa de participação que permitiria a Companhia manter a maioria dos benefícios e ao mesmo tempo evitar os desafios", explicou comunicado oficial.
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

CEO bilionário: 'Acordei às 4h30 nas férias para trabalhar – e assim passar os dias em família'

Mauricio de Sousa e Sebrae se unem para inspirar meninas a empreender

Energia por assinatura pode gerar até 20% de economia para empresas. Veja como

Ele era vendedor ambulante. Hoje, é dono de construtora e faz R$ 1,5 bilhão no setor imobiliário