EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.
Em dia de forte oscilação no mercado brasileiro, o Ibovespa, principal índice de referência da bolsa no país, fechou em leve alta de 0,30%. As ações da JBS Friboi (JBSS3), porém, foram destaque entre as valorizações do dia: se descolando do índice, os papéis dispararam 10,33% e fecharam negociadas a 6,73 reais.
Uma das explicações para o forte desempenho das ações da companhia são os detalhes divulgados pelo frigorífico na véspera sobre a aquisição do confinamento do Five Rivers CattleFeeding, que opera confinamentos de gado nos Estados Unidos.
Segundo a JBS, os principais benefícios do negócio incluem o controle de um confinamento com capacidade de produzir/engordar 1,5 milhão de cabeças de gado por ano e o fornecimento contínuo de gado para plantas de processamento de carne a preços de mercado. Além disso, foi criada a oportunidade de desenvolver programas customizados de alimentação de gado para alguns clientes.
Por outro lado, dentre os desafios que a JBS citou para manter as atividades dessa operação foi a tomada de linhas de capital de giro para a compra de centenas de milhares de gado, já que o ciclo do confinamento é de, em média, de três a cinco meses.
Quando a JBS adquiriu o Grupo Smithfield Beef no fim do ano passado, foi realizada a aquisição de 100% de participação no Five Rivers CattleFeeding. A brasileira decidiu dividir sua participação na JBS Five Rivers com a J&F Oklahoma, dona dos animais engordados nos Estados Unidos.
"A JBS decidiu explorar uma estrutura alternativa de participação que permitiria a Companhia manter a maioria dos benefícios e ao mesmo tempo evitar os desafios", explicou comunicado oficial.