Negócios

Honda encerrará produção do Civic no Brasil em novembro

Um dos motivos para o fim da produção nacional do Civic é o sucesso dos SUVs no país e a queda das vendas em comparação com outros modelos da mesma categoria

Civic: o modelo está na 10ª geração (Honda/Divulgação)

Civic: o modelo está na 10ª geração (Honda/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2021 às 14h07.

Última atualização em 19 de outubro de 2021 às 10h48.

O carro Honda Civic deixará de ser produzido no Brasil a partir do mês de novembro, após 24 anos desde a instalação da fábrica no município de Sumaré, em São Paulo. Segundo o site Autos Segredos, o encerramento da produção no país já foi comunicado pela montadora japonesa a fornecedores. 

Um dos motivos para o fim da produção nacional do Civic é o sucesso dos SUVs e a queda das vendas em comparação com outros modelos da mesma categoria. Conforme o jornal do Carro, o Civic vendeu 14 mil unidades entre janeiro e setembro deste ano, enquanto o seu rival, o Toyota Corolla, vendeu 30,5 mil unidades no mesmo período. 

Fabricado no país desde 1997, a nova versão do sedã médio deverá ser importada dos Estados Unidos ou México no 1º semestre de 2022. No momento, o modelo está na 10ª geração, sendo vendido nas versões LX, Sport, EX e EXL com motor 2.0 Flex One ligado ao câmbio CVT, ou na Touring, que tem motor 1.5 Turbo a gasolina. Os preços variam entre 121 mil reais e 164 mil reais. 

A Honda está desde 2019 em processo de unificação de produção de automóveis da unidade de Sumaré para a de Itirapina. A promessa é que o processo seja concluído até dezembro Inaugurada em março de 2019, depois de ficar fechada por três anos, a fábrica já produz os modelos WRV, HRT e parte do Fit. Ainda faltam transferir a produção do City e parte do Fit. Na última quinta-feira, a montadora decidiu abrir um programa de demissão voluntária (PDV) nas fábricas de Sumaré e Itirapina, ambas no interior de São Paulo. Juntas elas empregam cerca de 3 mil funcionários.

Procurada pela EXAME, a Honda não respondeu até a publicação desta matéria.

  • Quais são as tendências entre as maiores empresas do Brasil e do mundo? Assine a EXAME e saiba mais.
Acompanhe tudo sobre:CarrosEXAME-no-InstagramHondaHonda CivicMontadoras

Mais de Negócios

Volume de negociação com bitcoin atinge maior patamar em dois anos. Veja quem lidera

Esse carioca criou um banco no WhatsApp — que acabou de nascer, mas já movimentou R$ 13 milhões

Mercado de bubble tea dá origem a bilionários na China

Cartão de crédito consignado: o que é, como funciona e quem pode contratar

Mais na Exame