Negócios

Grupo Sonae investe em outros setores além de supermercado

O grupo português também tem negócios nas áreas imobiliária e industrial

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

Além das redes de hiper e supermercados, o Grupo Sonae atua no Brasil nas áreas industrial e imobiliária. A Tafisa, instalada no Paraná desde 1999, produz derivados de madeira. Em 2003 a companhia faturou globalmente 1,4 bilhão de euros. Os últimos dados divulgados sobre a subsidiária brasileira referem-se a 2001, quando a Tafisa faturou 203 milhões de reais e empregava 1 800 pessoas.

No segmento imobiliário, o Sonae se associou à empresa brasileira Enplanta, em 1999, para entrar na área de construção e administração de shopping centers. No ano passado, a empresa faturou 20 milhões de euros no país, registrando um aumento de receita de 35% em relação a 2002. Globalmente, o faturamento do grupo nesse setor foi de 243 milhões de euros.

De acordo com o relatório de contas do grupo português, o valor de mercado de seus empreendimentos imobiliários no Brasil somam quase 200 milhões de euros. A Sonae-Enplanta é dona ou possui participação em sete shoppings no país, todos no estado de São Paulo, à exceção do Pátio Brasil, localizado em Brasília. A maioria dos empreendimentos está fora da capital paulista: o Parque D. Pedro fica em Campinas, o Tivoli, em Santa Bárbara do Oeste, o Franca Shopping, em Franca, e o Shopping Metróple, em São Bernardo do Campo, no ABC.

Na capital paulista, a Sonae-Enplanta recentemente inaugurou o Shopping Boa Vista, no bairro de Santo Amaro, na zona sul, e ampliou o Shopping Penha, cujos investimentos somaram 32 milhões de euros. No último relatório de contas do grupo, o Brasil é classificado como "um mercado com elevado potencial de crescimento" nesse setor, apesar do documento conter várias observações sobre a situação macroeconômica desfavorável no país.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Ele já vendeu sorvete, DVDs de anime e sex toys, mas os R$ 40 milhões só vieram com aulas de inglês

Ele abriu uma loja da Cacau Show no interior do Pará. Hoje, fatura R$ 29 milhões com 23 unidades

Os planos da ArcelorMittal para bater sua meta de descarbonização

CPFL energia e a construção do pilar de governança no ESG

Mais na Exame