Exame Logo

Gerdau e Açominas fazem captação conjunta para exportações

A Gerdau informou nesta terça-feira (9/9) que, em parceria com a Açominas, sua controlada, terminou no dia cinco deste mês (5/9), a colocação da primeira parcela de 105 milhões de reais de um programa de notas de recebíveis de exportações no valor total de 400 milhões de dólares. Os recebíveis serão usados como garantia de […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Gerdau informou nesta terça-feira (9/9) que, em parceria com a Açominas, sua controlada, terminou no dia cinco deste mês (5/9), a colocação da primeira parcela de 105 milhões de reais de um programa de notas de recebíveis de exportações no valor total de 400 milhões de dólares. Os recebíveis serão usados como garantia de empréstimos cuja finalidade é alongar o perfil da dívida das duas empresas.

Essa primeira parcela do programa foi negociada com um cupom de 7,37% ao ano e tem vencimento marcado para o final de julho de 2010. "O prazo é que torna a operação tão atraente para a empresa", afirmou Osvaldo Schirmer, vice-presidente executivo de finanças da Gerdau.

Veja também

A operação tem um prazo de carência de dois anos e a amortização será feita a partir de outubro de 2005, a cada trimestre. A operação da Gerdau recebeu da Fitch Ratings, agência de risco, a classificação "BBB-". "Optamos pelos recebíveis porque eles mitigam o risco-país", disse Schirmer. "Sem a garantia, o custo do crédito ficaria acima dele".

No primeiro semestre deste ano, a Gerdau e a Açominas exportaram 1,5 milhão de toneladas de produtos siderúrgicos. Essas vendas geraram 357,5 milhões de dólares para a empresa. A produção exportada representou pouco menos da metade das 3,1 milhões de toneladas totais vendidas pelas empresas no período.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame