Negócios

Gerdau compra usina no Maranhão por US$ 18 milhões

O Grupo Gerdau anunciou nesta terça-feira (2/12) a compra da usina Maranhão Gusa S.A. (Margusa) por 18 milhões de dólares. A empresa, sediada na cidade de Bacabeira, terá capacidade de produzir 200 mil toneladas anuais de ferro-gusa em janeiro, quando entrará em operação seu segundo alto-forno. Hoje, sua capacidade é de 85 mil toneladas por […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

O Grupo Gerdau anunciou nesta terça-feira (2/12) a compra da usina Maranhão Gusa S.A. (Margusa) por 18 milhões de dólares. A empresa, sediada na cidade de Bacabeira, terá capacidade de produzir 200 mil toneladas anuais de ferro-gusa em janeiro, quando entrará em operação seu segundo alto-forno. Hoje, sua capacidade é de 85 mil toneladas por ano. Segundo comunicado divulgado pela Gerdau, a maior parte do pagamento da usina, 15,5 milhões de dólares, será feito com geração de caixa próprio do grupo. Outros 2,5 milhões de dólares serão assumidos em dívidas da Margusa. A Gerdau faturou 11,11 bilhões de reais em 2002.

A unidade será a segunda planta industrial produtora de ferro-gusa do Grupo Gerdau, que desde 1986 fabrica o produto na cidade mineira de Contagem, onde tem uma empresa com capacidade instalada de 230 mil toneladas por ano.

Segundo o presidente do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, um dos principais diferenciais competitivos da unidade no Maranhão é a sua localização estratégica, devido à proximidade com o minério de ferro de Carajás e com o terminal portuário, que facilitará o atendimento às usinas Gerdau no Nordeste e às unidades na América do Norte.

A Margusa está localizada a 50 quilômetros de São Luís e a 48 quilômetros do porto da região. Na região Nordeste, a Gerdau possui plantas no Ceará, em Pernambuco e na Bahia. Na América do Norte, tem mais de dez usinas siderúrgicas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Maior youtuber do mundo compra o Linkedin dos criadores de conteúdo

Distrito de inovação de Recife com mais de 400 startups, Porto Digital abre filial na Europa

Sebrae e EXAME se unem para fomentar o empreendedorismo feminino no Brasil

Pellet feed: conheça o minério verde que promete ser o futuro sustentável da mineração