Gazprom comprará fatia em refinaria no Vietnã

A cooperação em energia há muito é uma característica do relacionamento entre os aliados Vietnã e Rússia

Hanói – A russa Gazprom Neft, a unidade de petróleo da maior produtora mundial de gás Gazprom , anunciou nesta segunda-feira que planeja comprar 49 por cento da operadora da refinaria vietnamita Dung Quat, a única instalação de processamento de petróleo do país.

A companhia também acertou a intensificação da cooperação no setor de energia expandindo a exploração e produção de petróleo e gás no Vietnã com a empresa estatal PetroVietnam.

A cooperação em energia há muito é uma característica do relacionamento entre os aliados Vietnã e Rússia, começando com as construções de usinas hidrelétricas no Vietnã na década de 1980, seguidas pela joint venture de petróleo e gás Vietsovpetro e, mais recentemente, o desenvolvimento de energia nuclear.

A Gazprom Neft disse em comunicado que agora tem direitos exclusivos para negociar a aquisição de 49 por cento das ações – o teto de participação estrangeira numa companhia vietnamita – na Binh Son Refinind and Petrochemical Co, a operadora da refinaria, com o grupo estatal de petróleo e gás PetroVietnam.

O comunicado não informou valores ou o momento para a compra.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.