Gafisa registra queda nas vendas contratadas

No primeiro trimestre, valor de lançamentos também foi inferior ao do mesmo período de 2010

São Paulo - As vendas contratadas da Gafisa no primeiro trimestre de 2011 registraram queda de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O valor total foi de 822 milhões de reais em 2011.

Nas vendas contratadas, o segmento Gafisa foi responsável por 51% das vendas, Tenda, que tem foco no segmento econômico,  por 28% e AlphaVille, de alto padrão, pelos demais 21%. Do volume total das vendas no período, 64% foram representadas pelo estoque e 36% pelos lançamentos.

Os lançamentos também caíram em relação a 2010 e somaram 513 milhões de reais no trimestre, uma redução de 27% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O volume atingiu 10% da média do guidance de lançamentos para o ano. A empresa classificou como “ excepcionalmente forte” o volume de vendas do primeiro trimestre de 2010, representados por 10 projetos/fases, distribuídos em 10 cidades.

O segmento Gafisa foi responsável por 45% dos lançamentos, enquanto Tenda, que tem foco no segmento econômico,  e AlphaVille, de alto padrão, representaram 20% e 35%, respectivamente.

O VSO (mede a velocidade de vendas) do trimestre foi de 21%, inferior aos 25% do primeiro trimestre de 2010. A empresa creditou isso ao menor volume de lançamentos. O VSO dos lançamentos foi de 58% no primeiro trimestre, comparado a 33% no mesmo período de 2010.

O saldo do estoque a valor de mercado totalizou 3,0 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2011, uma redução de 8% em relação aos 3,3 bilhões de reais  registrados no último trimestre de 2010. O saldo atual equivalente a nove meses de vendas, com base no volume dos últimos 12 meses, segundo a empresa.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.