Negócios

Fusões e aquisições crescem 19% no ano passado

De acordo com a Anbid, volume movimentado pelas transações alcançou 106,6 bilhões de reais, 255% maior que no ano anterior

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

O Brasil fechou 2004 com 50 operações de fusões e aquisições. O número é 19,04% maior que o registrado no ano anterior, quando ocorreram 42 transações, de acordo com a Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid). O valor movimentado, porém, apresentou um salto de 255% e alcançou 106,6 bilhões de reais. Segundo a Anbid, parte expressiva desse desempenho se deve à operação entre a AmBev e a Interbrew. Sozinha, essa aquisição somou 87 bilhões ou 82% do total de 2004.

Em termos setoriais, porém, a distribuição foi mais equilibrada. O setor financeiro aparece em primeiro lugar, com 20% do número de acordos, à frente das empresas de tecnologia da informação e de telecomunicações (18%) e de siderurgia e metalurgia (14%). O setor de alimentos e bebidas, no qual está classificada a Ambev, registrou apenas 10% do número de transações do ano passado.

De acordo com a Anbid, o aumento do volume de fusões e aquisições, bem como das cifras envolvidas, deve-se à conjunção de diversos fatores positivos, como a estabilização da economia, a abertura do país, na década de 90, e as perspectivas de crescimento.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Investida do homem mais rico da Europa, startup faz sucesso usando IA para evitar furtos no Brasil

Riverwood Capital investe R$ 126 mi e quer levar startup mineira de gestão de contratos ao mundo

Oxxo no Rappi: rede de "mercadinhos de bairro" anuncia parceria com app de entrega

Como linhas de crédito para COP vão ajudar Dona Lúcia, cozinheira que mudou o modo de comer no Pará

Mais na Exame