Exame Logo

Fusões e aquisições aumentam 184% no primeiro semestre

Foram realizadas 38 operações no período, que somaram R$ 56,1 bilhões

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

O volume de recursos movimentados em fusões, aquisições, reestruturações societárias e ofertas públicas de aquisição (OPAs) realizadas no primeiro semestre de 2006 cresceu 184% na comparação com o mesmo período do ano passado, aponta levantamento da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid). De janeiro a junho, foram efetuadas 38 transações, que juntas somaram 56,1 bilhões de reais. A quantidade de negócios é 41% superior ao verificado no primeiro semestre de 2005.

Somente as OPAs representaram 38,23 bilhões de reais, valor que inclui a reestruturação da Embraer e da TIM Celular, que movimentaram 12,46 bilhões de reais e 12,59 bilhões de reais, respectivamente. O volume é 254% maior que em 2005, apesar de o número de operações permanecer estável no semestre.

As aquisições de empresas estrangeiras por brasileiras tiveram aumento de 33%. Porém, as compras de empresas brasileiras por estrangeiras cresceram mais - 95% no primeiro semestre. Jáo incrementodas operações de compra entre empresas estrangeiras no Brasil foi de 278% no período.

Veja também

Setores

O setor detecnologia da informação e telecomunicaçõesfoi o que teve maior participação nas operações de fusões e aquisições no primeiro semestre, movimentando 34% do volume total transacionado, o correspondente a 19 bilhões de reais. A compra da mineira RM Sistemas pela também brasileira Totvs, em abril, foi uma das operações que compuseram este número.

O negócio elevou de 17% para 24% a participação da Totvs no mercado de softwares integrados de gestão (ERP), garantindo a liderança do setor, à frente da alemã SAP, que na ocasião detinha 23%.

O setor de aviação e aeronáutica foi o segundo que mais movimentou recursos - 12,46 bilhões de reais -, seguido por metalurgia e siderurgia, com 8,76 bilhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame